Adobe Air para BlackBerry

1
203

Adober Air para BlackBerry

No dia 15 de Fevereiro a Adobe anunciou no Mobile World Congress, planos para trazer o Adobe AIR para Blackberry, Android e outras plataformas. O que é um grande negócio para praticamente todas as plataformas de smartphones, permitindo o suporte aos aplicativos em qualquer aparelho que possua o Adobe Flash 10.1.

O Adobe AIR é atualmente usado para criar aplicativos de desktop, mas em breve será usado para criar aplicativos para Android e Blackberry também. Os aplicativos desenvolvidos com o Adobe AIR poderão armazenar dados localmente no telefone, acessar remotamente dados de outros telefones, como fotos, distribuí-los como aplicações regulares para Android e Blackberry.

A grande reclamação de usuários do BlackBerry é a falta de aplicativos para BlackBerry em relação ao número de aplicações móveis para outras plataformas como o iPhone. Bom. Mesmo que o iPhone não suporte flash, as aplicações do Adobe AIR podem ser facilmente convertidas para o iPhone SDK, permitindo criar aplicações para múltiplas plataformas, ao invés de criá-las especificamente para o iPhone.
Isso traria grandes perspectivas para desenvolvedores de aplicativos para BlackBerry e outros desenvolvedores de outras plataformas de smartphone, como Android.

Isso pode acabar com domínio da Apple, em relação ao mercado de aplicativos móveis.  Um ambiente que possui milhões de desenvolvedores e agora com capacidade de desenvolver aplicativos multiplataforma.

Já existem mais aparelhos BlackBerry do que iPhones, e, quando finalmente o BlackBerry suportar Adobe Air e Flash estavelmente, as oportunidades de mercado serão enormes!

Veja aqui alguns exemplos do Adobe AIR em algumas das plataformas mais comuns: http://www.adobe.com/devnet/devices/demos/

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
  • AULUS SENA

    MUITO BOM!! É UMA PENA QUE SEJA SHAREWARE