Atenção! Versão Móvel do trojan ZeuS Ataca Aparelhos BlackBerry

1
1224

Uma nova forma do famigerado Trojan bancário Zeus foi descoberta atacando aparelhos BlackBerry, de acordo com a Kaspersky Lab.

Os pesquisadores da Kaspersky relataram nesta terça-feira a descoberta de várias novas amostras do Zitmo (ZeuS in the Mobile  ou Zeus no celular). A variante Zitmo conhecida em smartphones / celulares Android foi descoberta nesta plataforma por que aparece como um app de segurança bancário ou muitas vezes como um add-on de segurança.

Antes deste fato, a plataforma BlackBerry nunca tinha sido alvo de hackers, pois é a mais segura do mundo! No entanto esta plataforma é muito atraente para hackers, pois órgãos governamentais, instituições financeiras, CEO’s, entre outros que manejam uma alta soma em dinheiro utilizam aparelhos BlackBerry (os perfis mencionados utilizam muito o BlackBerry principalmente rodando servidores corporativos da RIM, pois este sistema oferece uma altíssima segurança que inclui uma série de recursos como criptografia de arquivos, segurança de senha e gerência remota dos aparelhos).

A variante nova do Zeus compartilha o mesmo objetivo do seu antecessor e é projetada principalmente para furtar dados bancários on-line dos usuários.

A nova versão que ataca aparelhos  BlackBerry supostamente faz isso através do envio de mensagens SMS enviadas para os aparelhos utilizados pelos criminosos.

A tática é projetada para ajudar os criminosos contornar os sistemas de out-of-band de autenticação usados por muitos bancos europeus, pelo sequestro do one-time password que é enviado via SMS (tipo de senha gerada na hora (parecido com aparelhos de token que muitos bancos aqui no Brasil utilizam só que a on-time passoword é enviada para o celular)).

A variante do Zeus que foi descoberta ocorre em meio a relatos generalizados de fornecedores de segurança que dizem que os níveis de malware em smartphones estão crescendo de forma exponencial.

A maioria dos ataques que são relatados tem como alvo a plataforma Android, um padrão que provavelmente continuará no futuro próximo, segundo a empresa de segurança Trend Micro, que publicou o seu relatório sobre esta ameaça em julho. No entanto esta é a primeira vez que ocorrem em aparelhos BlackBerry. Assim nós do BlackBerry Brasil, selecionamos alguns aplicativos de segurança, confira a lista abaixo:

 

Como última dica aconselhamos você criar uma senha para seu BlackBerry indo em “Opções” -> “Segurança” -> “Senha”. Caso você tiver informações secretas de sua empresa sugerimos você criptografar os dados do seu BlackBerry indo em “Opções” -> “Segurança” -> “Criptografia”, lembrando que estas dicas não protegem especificamente contra Zitmo mas deixam seu aparelho muito mais seguro!

 

Para maiores detalhes participe do nosso fórum sobre segurança aqui no BlackBerry Brasil.

1 comentário

  1. Alguem poderia me ajudar?  Comprei o Playbook essa semana, fiz minha senha do ID BB, a senha de compartilhamento e a de acesso/ proteção do tablet.  Fui baixar alguns jogos e aplicativos gratuitos pelo site, e não consegui pelo seguinte: depois de fazer o login e o download  do plugin do navegado do BB App World para o computador, e selecionar o pin do aparelho para conectar, aparece a seguinte mensagem “Você tem uma senha de dispositivo ativada. Insira sua senha do dispositivo do BlackBerry para continuar.”, só que eu tentei, tanto a senha do IP, a de compartilhanto e a de proteção do tablet e nenhuma foi aceita. Não fiz nenhum outra senha, como resolver esse problema ou ter acesso a essa senha pedida. Desde já agradeço.
     
    Obs: estou sem acesso de wifi no momento.
    Inserir a senha do aparelho associará o aparelho ativo a este PIN.
     ruilowaa@hotmail.com

Comments are closed.