Bê-a-bá do BlackBerry: BES e BIS: qual é a diferença?

0
563

BES e BIS são duas palavrinhas muito comuns no que diz respeito ao BlackBerry, mas se você é um novo usuário do BlackBerry ou ainda não chegou a comprar o seu, provavelmente elas não vão significar muito para você. De qualquer forma, ficar em dúvida sobre a diferença entre BES e BIS é algo comum.  Os dois tem a mesma finalidade: fazer com que e-mails (e outras informações) cheguem com segurança e de modo confiável ao destinatário. E então, afinal qual é a diferença?

O que é BIS?

BIS quer dizer BlackBerry Internet Service. É ele que dá acesso à Internet ao seu Blackberry. É como um serviço provedor de internet (ISP), só que no seu celular ao invés de ser no computador. Toda vez que seu BlackBerry recebe um e-mail, ou acessa uma página na Internet, ele o faz usando BIS (a não ser que você esteja usando BES).

O que é BES?

BES quer dizer BlackBerry Enterprise Server. É ele que dá acesso a intranet corporativa pelo seu BlackBerry.  A intranet é a rede privada interna de uma empresa. É como se fosse uma mini-internet que não está disponível para o resto do mundo. Muitas intranets permitem que você também se comunique com a Internet, mas com medidas adicionais de segurança.

As Diferenças

Tanto BES quanto BIS permitem que seu BlackBerry receba e-mails, recupere páginas e use aplicativos como o WICKSoft. Todo o fluxo de seu telefone vai para o servidor BES/ BIS, e então o servidor BES/ BIS estabelece conexão com o mundo.

A diferença, em último caso, diz respeito a onde o servidor está e que nível de controle e segurança você tem. No caso do BIS, a sua companhia de telefone opera o servidor. Tudo o que for manuseado com BIS é encriptado, mas isso tem a ver com as características de segurança. A operadora de telefone pode decidir que aplicativos vão funcionar no seu celular, e como esses aplicativos vão estabelecer conexão com a Internet.

Em relação ao BES, a sua empresa opera o servidor, e normalmente a mantem funcionando em algum lugar dentro da rede corporativa. O departamento de informática controla todos os aspectos do servidor BES e ele muito provavelmente oferecerá total segurança.

Então, o que isso quer dizer?

É tudo uma questão de privacidade. No caso do BIS, tudo é operado em uma rede pública. As informações de seu celular enviadas para a operadora são encriptadas, mas deve-se levar em conta que a sua operadora está estabelecendo comunicação com a Internet, que não é um ambiente totalmente seguro. Mas não se assuste! Ainda assim, o BIS é tipicamente mais seguro que acessar a Internet de um computador em casa usando um provedor de Internet e é muito mais seguro que usar WiFi ou BlueTooth.

Com BES, a maior parte de suas informações fica em uma rede privada fechada. O seu BlackBerry estabelece uma ligação segura diretamente com o ambiente corporativo uma vez que o servidor BES está localizado em algum lugar dentro da empresa. Para alguém conseguir monitorar ou inspecionar suas informações, esse alguém precisaria conseguir infiltrar-se no sistema de sua empresa. O que é algo naturalmente muito difícil de ser feito.

Concluindo…

A conexão BIS estabelece um link direto entre o seu celular e o provedor da wireless, mas depois disso todo a navegação ocorre pela Internet. Todo e qualquer item de segurança se torna responsabilidade do aplicativo do BlackBerry que está sendo utilizado, assim, sendo não há como garantir absoluta segurança. Em resumo, BIS realmente oferece um bom serviço de Internet e e-mail e, o melhor de tudo é que faz isso sem que seja necessário instalar algo.

Por sua vez, a conexão BES permite o que é basicamente um link direto entre o seu telefone e sua intranet. É muito seguro, flexível e dá controle a sua empresa em relação ao que pode ser acessado pelo seu BlackBerry.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.