Bê-a-bá do BlackBerry: PIN, IMEI e MEP

baba-do-blackberry

O que são PIN, IMEI e MEP?

 

PIN - (Personal Identification Number) É um códgio pessoal de identificação única para cada BlackBerry composto de 8 dígitos no formato hexadecimal. O PIN permite a identificação de cada BlackBerry e assegura que os emails enviados para determinada pessoa sejam entregues corretamente. O smartphone BlackBerry também oferece suporte ao serviço chamado de PIN-to-PIN. Se você sabe o PIN de outro BlackBerry você pode escrever um email utilizando o código PIN ao invés do endereço de email. Isto além de outras utilidades pode servir também para localizar falhas no envio de mensagens, já que o envio direto através do PIN ultrapassa todo o sistema de email. O PIN também é utilizado no aplicativo BlackBerry Messenger (que muitas vezes é chamado simplesmente de PIN também). Assim no BlackBerry Messenger você pode adicionar números PIN de outros usuários para realizar o famoso bate-papo parecido com o MSN. Também é possível participar na rede social do facebook chamado de PIN EXCHANGE.

IMEI - (International Mobile Equipment Identity) É a identificação internacional de equipamento móvel. É uma sequência de números únicos, composta de 15 dígitos, para cada celular em todo o mundo. Fazendo um paralelo seria algo como o RG de cada celular onde é incluido também o BlackBerry. Existem várias maneiras de encontrar o IMEI como olhando atrás da bateria, digitando *#06#, indo em opções => status ou apertando as teclas ALT + SHIFT + H. Os códigos IMEI são armazenados em um banco de dados chamado de EIR (Registro de identidade de equipamentos) onde contém todos os aparelhos móveis ativos e válidos. Só para deixar as coisas mais claras quando é reportado um roubo (por exemplo) ou o aparelho não é aprovado o IMEI é marcado como inválido. O IMEI também é utilizado no processo de desbloqueio de aparelhos onde é gerado um código de subsídio em cima deste código.

MEP - (Blackberry unlock code - Código de Desbloqueio do BlackBerry) O código MEP é um identificador único dos smartphones BlackBerry que é associado ao IMEI muitas vezes é chamado de MEPD também. Este código é calculado para os celulares para remover o bloqueio de aparelhos imposto pelas operadoras e com isto permitindo a utilização de qualquer chip SIM de qualquer operadora em todo o mundo. O código MEP é gerado através do código IMEI. Muitas vezes a própria operadora oferecer gratuitamente este código, no entanto nem sempre é possível, com isto a solução que resta é contratar o serviço de empresas especializadas que gerem este código MEP como por exemplo o DesbloquearMeuCelular.Com.Br. É necessário ficar atento onde é feito o desbloqueio pois alguns códigos MEP podem não ser definitivos.

   

Pontos importantes do PIN

As mensagens PIN-to-PIN são criptografadas apenas com um código hash e não com 3DES ou AES.

O caminho das mensagens em uma rede tem o seguinte ciclo: smartphone => Rede da Operadora Remetente => Atalho (Bypass) => Rede da Operadora Destino => Smartphone.

Para usuários de aparelhos BlackBerry corporativo ou BES: Muitas vezes o serviço de mensagens PIN-to-PIN, SMS entre outros detalhes podem estar sendo armazenados em LOG. Por padrão o LOG vem desativado mas é bom ficar atento antes de falar mal do chefinho querido = ).

Se por alguma razão você não possui o BlackBerry messenger acesse no seu aparelho blackberry.com/messenger

Bom agora não será mais possível fazer confusão entre estas siglas. Maiores dúvidas ou adição de outras informações favor deixar nos comentários.

Carlos Eduardo on twitterCarlos Eduardo on linkedinCarlos Eduardo on instagramCarlos Eduardo on googleCarlos Eduardo on githubCarlos Eduardo on flickrCarlos Eduardo on facebook
Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
Descobrindo o Código MEP e IMEI para o Desbloqueio do BlackBerry
Nova Versão do UberTwitter com Muitas Novidades