Bê-a-bá do BlackBerry: PIN, IMEI e MEP

baba-do-blackberry

O que são PIN, IMEI e MEP?

 

PIN - (Personal Identification Number) É um códgio pessoal de identificação única para cada BlackBerry composto de 8 dígitos no formato hexadecimal. O PIN permite a identificação de cada BlackBerry e assegura que os emails enviados para determinada pessoa sejam entregues corretamente. O smartphone BlackBerry também oferece suporte ao serviço chamado de PIN-to-PIN. Se você sabe o PIN de outro BlackBerry você pode escrever um email utilizando o código PIN ao invés do endereço de email. Isto além de outras utilidades pode servir também para localizar falhas no envio de mensagens, já que o envio direto através do PIN ultrapassa todo o sistema de email. O PIN também é utilizado no aplicativo BlackBerry Messenger (que muitas vezes é chamado simplesmente de PIN também). Assim no BlackBerry Messenger você pode adicionar números PIN de outros usuários para realizar o famoso bate-papo parecido com o MSN. Também é possível participar na rede social do facebook chamado de PIN EXCHANGE.

IMEI - (International Mobile Equipment Identity) É a identificação internacional de equipamento móvel. É uma sequência de números únicos, composta de 15 dígitos, para cada celular em todo o mundo. Fazendo um paralelo seria algo como o RG de cada celular onde é incluido também o BlackBerry. Existem várias maneiras de encontrar o IMEI como olhando atrás da bateria, digitando *#06#, indo em opções => status ou apertando as teclas ALT + SHIFT + H. Os códigos IMEI são armazenados em um banco de dados chamado de EIR (Registro de identidade de equipamentos) onde contém todos os aparelhos móveis ativos e válidos. Só para deixar as coisas mais claras quando é reportado um roubo (por exemplo) ou o aparelho não é aprovado o IMEI é marcado como inválido. O IMEI também é utilizado no processo de desbloqueio de aparelhos onde é gerado um código de subsídio em cima deste código.

MEP - (Blackberry unlock code - Código de Desbloqueio do BlackBerry) O código MEP é um identificador único dos smartphones BlackBerry que é associado ao IMEI muitas vezes é chamado de MEPD também. Este código é calculado para os celulares para remover o bloqueio de aparelhos imposto pelas operadoras e com isto permitindo a utilização de qualquer chip SIM de qualquer operadora em todo o mundo. O código MEP é gerado através do código IMEI. Muitas vezes a própria operadora oferecer gratuitamente este código, no entanto nem sempre é possível, com isto a solução que resta é contratar o serviço de empresas especializadas que gerem este código MEP como por exemplo o DesbloquearMeuCelular.Com.Br. É necessário ficar atento onde é feito o desbloqueio pois alguns códigos MEP podem não ser definitivos.

   

Pontos importantes do PIN

As mensagens PIN-to-PIN são criptografadas apenas com um código hash e não com 3DES ou AES.

O caminho das mensagens em uma rede tem o seguinte ciclo: smartphone => Rede da Operadora Remetente => Atalho (Bypass) => Rede da Operadora Destino => Smartphone.

Para usuários de aparelhos BlackBerry corporativo ou BES: Muitas vezes o serviço de mensagens PIN-to-PIN, SMS entre outros detalhes podem estar sendo armazenados em LOG. Por padrão o LOG vem desativado mas é bom ficar atento antes de falar mal do chefinho querido = ).

Se por alguma razão você não possui o BlackBerry messenger acesse no seu aparelho blackberry.com/messenger

Bom agora não será mais possível fazer confusão entre estas siglas. Maiores dúvidas ou adição de outras informações favor deixar nos comentários.

3 Respostas para “Bê-a-bá do BlackBerry: PIN, IMEI e MEP”

  1. Phil

    jul 05. 2011

    Boa tarde, gostaria de saber se com apenas o codigo PIN eu consigo localizar o IMEI do Blackberry? motivo: fui enganado, fiquei sem celular,mas, tenho o codigo PIN do mesmo.grato!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como Solucionar o Problema APP ERROR 523 RESET - 12/08/2013

    […] Bê-a-bá do BlackBerry: PIN, IMEI e MEP […]

  2. Tweets that mention Bê-a-bá do BlackBerry: PIN, IMEI e MEP | BlackBerry Brasil -- Topsy.com - 05/01/2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by Blackberry Brasil and Blackberry Brasil, Charles Cavalcanti. Charles Cavalcanti said: Frei Betto: Feliz Ano-Novo / Feliz 2010 – http://url20.ca/ne [...]

Deixe uma resposta

Você deve ser logado como para postar um comentário.

Loading Facebook Comments ...
Descobrindo o Código MEP e IMEI para o Desbloqueio do BlackBerry
Nova Versão do UberTwitter com Muitas Novidades