BlackBerry anuncia grandes mudanças

0
38

john-chen-blackberry-chief

Hoje foram anunciadas importantes mudanças na diretoria da BlackBerry. John Chen, o novo CEO da BlackBerry, trocou os principais diretores (COO, CMO e CFO), demonstrando que as transformações estão apenas no começo. Esta movimentação aconteceu devido a má gestão e erros de estratégia no lançamento do Z10.

A Diretoria anterior encomendou mais de 10 milhões de aparelhos Z10 e as vendas não empolgaram, não alcançaram 2 milhões de unidades até o mês de setembro. Os cerca de 8 milhões de Z10 que encalharam no estoque, são contabilizados como prejuízo. O montante do prejuízo contábil chega a 1 bilhão de dólares.

A lei de mercado mais antiga diz: Quanto maior a oferta, menor será o preço. Conclusão, os preços despencaram. O Z10 foi lançado nos Estados Unidos no dia 22 de março de 2013 com preço variando de 650 a 750 dólares, o aparelho desbloqueado e livre de contrato com operadora. Hoje consegue-se comprar o Z10 desbloqueado por menos de 300 dólares. Até no Brasil, observamos essa queda no preço, mas pelos elevados impostos, ainda está caro por aqui.

O erro foi na estratégia. Entender o que aconteceu para um fantástico aparelho como o Z10 que roda um sistema operacional inovador e praticamente sem bugs, ficar encalhado nas prateleiras, é um mistério que discutiremos em um próximo post.

rodrigo.alenca@gmail.com'