BlackBerry apresenta plataforma blockchain voltada para serviços de saúde

0
1040

Como parte de seu eixo em segurança e computação, a empresa de software e antiga fabricante de smartphones BlackBerry lançou uma plataforma com blockchain. O novo produto se concentra no campo da saúde, de acordo com um comunicado publicado em 4 de outubro.

Pelo anúncio, a BlackBerry fez uma parceria com a empresa de tecnologia ONEBIO para desenvolver um ecossistema “ultra-seguro” apoiado por blockchain. O sistema é projetado para o armazenamento e compartilhamento de dados médicos, onde as informações podem ser inseridas por pacientes, laboratórios e dispositivos biométricos da Internet das coisas (IoT – Internet of Things). Uma vez inseridos, os dados serão anonimizados e compartilhados com os pesquisadores. O CEO da BlackBerry, John Chen, disse:

“Estamos aplicando nossa especialização em segurança, privacidade de dados e comunicação em setores regulamentados como automotivo, financeiro e governo para enfrentar um dos maiores desafios do setor de saúde: alavancar os endpoints de saúde para melhorar os resultados dos pacientes, garantindo segurança e dados privados.”

Entre outros produtos, a BlackBerry também apresentou um sistema operacional em tempo real para o desenvolvimento de instrumentos cirúrgicos robóticos, sistemas de monitoramento de pacientes e outros produtos críticos para a segurança que precisam ser aprovados pela regulamentação.

Enquanto em uma época a BlackBerry controlava 50% do mercado global de smartphones, em 2016 a empresa controlava menos de 0,1%. Embora o BlackBerry ainda esteja no mercado de smartphones – ele lançará sua última interação com smartphones em 10 de outubro – a recente iniciativa blockchain é indicativa da mudança da empresa para outros campos.

Hoje, a BlackBerry também anunciou um novo serviço de assinatura de código resistente a quantum que “permitirá que o software seja assinado digitalmente usando um esquema que será difícil de quebrar com um computador quântico”.

Via: https://br.cointelegraph.com/news/blackberry-introduces-blockchain-backed-platform-focused-on-healthcare-services