BlackBerry Apresenta Solução Empresarial Baseada na Nuvem

0
39

BlackBerry-cloud-EMM

A  BlackBerry apresentou a prévia de uma nova solução de gerenciamento de mobilidade empresarial (EMM) multiplataforma com base na nuvem, para que as empresas gerenciem e protejam aparelhos pessoais e corporativos de maneira simples. A nova solução de EMM com base na nuvem oferece às empresas facilidade, flexibilidade e controle de custos para incorporar aparelhos pessoais ao ambiente corporativo. Dessa maneira, os funcionários podem aproveitar os conteúdos e os aplicativos que eles desejarem e otimizar sua produtividade sem colocar em risco a segurança dos dados da empresa.

Segundo estimativas da Gartner, até 2017, metade das empresas vai exigir que seus funcionários utilizem seus aparelhos pessoais em atividades corporativas. A Gartner também prevê que, ao longo de 2014, o número de aparelhos pessoais infectados com malwares será duas vezes maior que o número de aparelhos corporativos comprometidos. Isso coloca o gerenciamento de aparelhos e aplicativos no topo de lista de prioridades para as empresas e líderes de TI.  Visto que uma quantidade crescente de aparelhos pessoais está sendo usado com fins corporativos, as empresas precisam de uma solução de EMM que seja fácil de implementar e gerenciar, não requeira grandes investimentos iniciais, e satisfaça as necessidades dos funcionários sem comprometer os requisitos de segurança das empresas.

“A BlackBerry está evoluindo. Quando o mercado começou a adotar aparelhos pessoais dos funcionários em ambientes corporativos e mistos, respondemos à demanda com uma solução de EMM multiplataforma”, disse Stephen Bates, Chefe da Unidade de Empresas de Grande Porte da BlackBerry. “A nova solução de EMM com base na nuvem vai oferecer aos clientes todos os benefícios da nossa oferta local, a solução mais utilizada por governos e organizações em todo o mundo. Hospedada na nuvem, a solução vai permitir que eles gerenciem com facilidade aparelhos BlackBerry, iOS e Android com o melhor custo-benefício já oferecido até agora.”

A nova solução de EMM com base na nuvem vai oferecer:

Implantação simples e rápida Instalação sem necessidade de hardware ou software de servidor. Basta que a empresa faça a assinatura do serviço.

Facilidade e segurança para administradores no gerenciamento de smartphones e tablets. O console de gerenciamento simplificado e com base na web garante facilidade de ativação e implementação de smartphones BlackBerry, iOS® e Android™, gerenciamento de aplicativos, configuração de políticas de segurança e monitoramento de conformidade regulatória.

Proteção, implantação e gerenciamento de aplicativos. Os administradores poderão montar um catálogo de aplicativos públicos a partir da App StoreSM, da Google Play™ e da BlackBerry® World™ e visualizar a distribuição e a utilização de aplicativos para todos os usuários e aparelhos.

Os usuários finais podem gerenciar seus próprios aparelhos em um console de autoatendimento. Os usuários finais poderão executar tarefas simples de gerenciamento – como configuração ou alteração de senhas, e bloqueio e eliminação de dados remotos – sem a necessidade de contar com um administrador, garantindo autonomia e reduzindo o número de chamadas ao Help Desk.

Oferecida como serviço, a nova solução de EMM com base na nuvem vai diminuir a complexidade de gerenciamento da frota de dispositivos móveis e beneficiar os departamentos de TI que, nos ambientes corporativos de hoje, estão sempre sobrecarregados, além de se tornar essencial para equipes e empresas que não possuem departamentos de TI. Ela também vai eliminar a necessidade de compra de softwares e servidores nas grandes empresas – basta que os administradores se registrem online e efetuem login no console de gerenciamento com base na web para definir usuários, adicionar dispositivos, configurar controles de segurança e implantar aplicativos.

Os testes beta para a nova solução de EMM já estão em andamento. O serviço estará disponível para assinatura mensal, que cobre licença e suporte técnico. A disponibilidade está prevista para  o final de novembro de 2013. Para saber mais, visite a BlackBerry na ITxpo em Atlantic Hall, Dolphin Convention Hall, stand 434, ou acesse www.blackberry.com/cloud.

 

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.