BlackBerry lança o novo QNX Cloud Business para impulsionar a Internet das Coisas

0
119

marketing-Internet-of-things

A QNX Software Systems, segmento da BlackBerry responsável por desenvolver tecnologias muito além de Smartphones e Tablets lançou o Cloud Business.

Breve Explicação Sobre a Internet das Coisas

AmbientComputing

A Internet das Coisas é um novo termo para designar uma Internet onde absolutamente tudo está conectado. Este conceito já existe há algum tempo mas com o avanço da tecnologia vem  ganhando cada vez mais força. Na Internet das coisas, conforme foi dito, não apenas pessoas mas coisas (ou objetos) vão estar conectados e trocando informações. Geladeiras, máquinas de lavar, televisores vão estar na rede. Um carro também vai estar conectado na Internet e trocando informações com outros veículos. Por exemplo, caso um carro passe por cima de um buraco, de forma automática o impacto e o local do buraco na estrada é registrado e esta informação é transferida para a Internet em tempo real sendo que todos os carros que estiverem passando naquele trecho serão informados que existe um buraco na estrada. Isso é só um pequeno exemplo, o conceito da Internet das coisas vai muito além. Com a gama de sensores de impactos, giroscópios, gps, etc que um celular tem, por exemplo, pode registrar informações específicas de como uma pessoa utiliza um smartphone. Estas informações podem ser valiosas para um fabricante produzir um aparelho melhor no futuro.

Bom isso são apenas alguns exemplos. A cada ano o mundo inteiro gera por volta de 1.8 zetabytes de informação e a tendência é que a cada ano este valor duplique. Em face deste grande desafio para minerar e extrair informações a QNX está dando um passo a frente ao lançar este serviço que está crescendo de forma exponencial e será tão comum no futuro.

A Solução da BlackBerry-QNX para a Internet das Coisas

Em um mundo cada vez mais amplo e mais conectado, criar tecnologias que não apenas conectem as pessoas, mas que permitam maior comunicação e interação com as máquinas e aparelhos é cada vez mais importante. A BlackBerry e a QNX têm uma longa história no desenvolvimento de soluções para atender essa demanda. Soluções que conectam e servem de base para a Internet das Coisas, incluindo plataformas incorporadas, redes e dispositivos – o cerne das soluções oferecidas pela QNX. Considere que, enquanto no mundo todo há 5 bilhões de aparelhos aos quais desejamos nos conectar, é possível que haja mais de 500 de dispositivos por aí que ofereçam oportunidades imperdíveis para uma organização com a experiência comprovada da QNX. Mal posso conter meu entusiasmo ao criar um grupo dentro da QNX que vai se dedicar a levar essas soluções ao mercado de maneira oportuna e consistente. Essa oportunidade está sendo construída paralelamente à nossa organização que hoje atende ao mercado de sistemas integrados (de sistemas genéricos e automotivos).

Alec Saunders será o líder desse novo grupo ocupando o cargo de vice-presidente do QNX Cloud Business. Tenho certeza que Alec colherá muitas vitórias em seu novo cargo. Ele tem uma grande experiência colaborando com a estruturação da comunidade de desenvolvedores dedicados da BlackBerry e com a ampliação do ecossistema de aplicativos BlackBerry no cargo de vice-presidente de Relações com Desenvolvedores e Desenvolvimento de Ecossistemas. Alec está voltando a suas origens. Entre 2001 e 2002 ele foi vice-presidente de Marketing da QNX.

Essas mudanças servem de base para nossos contínuos esforços de impulsionar a colaboração entre as unidades operacionais da BlackBerry e otimizando ao máximo nossos talentos internacionais e, assim, aproveitando todas as oportunidades que surgem para nós.

 

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.