BlackBerry processa Facebook por violação de patentes no Messenger, Instagram e WhatsApp

0
325

Via: https://tecnoblog.net/235820/blackberry-processa-facebook/

A BlackBerry está de volta ao noticiário, mas não para anunciar um aparelho ou um novo negócio: a empresa decidiu processar o Facebook por violação de patentes. Mais precisamente, a companhia de Mark Zuckerberg está sendo acusada de infringir tecnologias da BlackBerry no Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp.

Que tecnologias seriam essas? Se você teve contato com algum aparelho da marca, provavelmente vai se lembrar do BlackBerry Messenger ou simplesmente BBM. Esse é um serviço de mensagens instantâneas criado em 2005 e que existe até hoje. Com versões também para Android e iOS, a ferramenta ainda tem uma base considerável de usuários, principalmente em determinadas regiões da Ásia e Oriente Médio.

No processo, a BlackBerry (note que a chinesa TCL, que comprou os direitos de lançar smartphones com a marca BlackBerry, não tem nenhuma relação com isso) alega que investiu bastante dinheiro ao longo dos anos em pesquisa e desenvolvimento, o que a levou a ter diversas patentes, inclusive referentes a mensagens.

O Facebook teria violado em seus serviços pelo menos sete patentes relacionadas a aspectos como segurança, interface, integração de jogos, uso eficiente de bateria e compatibilidade com plataformas, de acordo com a BlackBerry, que afirma também que conversou por vários anos com a companhia para chegar a um acordo legal, mas não obteve sucesso.

Como compensação, a BlackBerry espera ser indenizada pelo Facebook, embora o valor não tenha sido especificado. O processo também considera a possibilidade de os serviços em questão serem fechados, mas as chances de isso acontecer são praticamente nulas — na pior das hipóteses, o Facebook faz um acordo envolvendo grandes quantias e encerra o assunto.

Por ora, o Facebook não está disposto a baixar a guarda. Ao Recode, um representante da companhia declarou que “a ação legal da BlackBerry reflete o triste estado atual do seu negócio de mensagens”. Ele disse mais: “tendo abandonado seus esforços para inovar, a BlackBerry está agora tentando taxar a inovação de outros. Temos a intenção de brigar”.

Não é a primeira vez que a BlackBerry abre dispustas envolvendo patentes. No ano passado, a companhia processou a Blu por motivos semelhantes. O assunto só foi encerrado após intervenção do Google.

Abaixo um texto traduzido grosseiramente pelo Google Tradutor que dá mais informações sobre o caso, fonte: https://thenextweb.com/facebook/2018/03/07/facebook-blackberry-lawsuit-items/

Blackberry revelou nesta semana que estava processando o Facebook em várias peças comuns de tecnologia de mensagens, várias das quais você usa todos os dias.

A Reuters informou que a empresa de telefones inteligentes está levando o Facebook para tribunal, alegando que possui a patente para peças específicas de tecnologia de mensagens comuns, que o Facebook supostamente roubou. Ele também diz que negociou com o Facebook sobre tecnologia há anos.

Paul Grewal, advogado geral adjunto do Facebook, respondeu ao processo em uma declaração:

O fato de Blackberry reflete tristemente o estado atual de seus negócios de mensagens. Tendo abandonado seus esforços para inovar, a Blackberry agora procura impor a inovação dos outros. Pretendemos lutar.

A falsidade da patente, a lista das supostas patentes da Blackberry abrange vários grampos de mensagens familiares. Aqui estão, diretamente do processo :

  1. “Um método para fornecer notificações de mensagens não lidas num dispositivo de comunicação sem fio, que compreende: exibir pelo menos um ícone relativo a mensagens eletrônicas … modificando visualmente pelo menos um ícone exibido relativo a mensagens eletrônicas para incluir um caractere numérico que representa uma contagem da pluralidade de diferentes correspondentes de mensagens para os quais uma ou mais mensagens eletrônicas foram recebidas e permanecem não lidas. ”  aka  Os números vermelhos nas telas do seu aplicativo que indicam o número de mensagens não lidas.
  2. “Métodos, sistemas e produtos de programação de computadores … para silenciar os tópicos da mensagem [pelo que] uma vez que um fio de mensagem foi silenciado, o usuário não receberá mais notificações de novas mensagens adicionadas ao tópico”. Aka  A capacidade de silenciar conversas.
  3. “Um método de seleção de uma etiqueta de foto para uma foto marcada, compreendendo: fornecer um campo de entrada de marca para inserir uma etiqueta de foto; em dependência de uma string inserida por um usuário, exibindo em uma lista de tag correspondente todas as tags de uma ou mais fontes de tag selecionadas correspondentes à string inserida. ”  aka  A caixa em tags do Facebook que permitem inserir parte do nome de uma pessoa e selecionar seu nome a partir de uma lista de entradas autocompletas para marcá-las.
  4. “… exibição de carimbos de data / hora em uma interface de usuário de mensagens que fornece aos usuários o contexto temporal apropriado para suas comunicações sem ultrapassar a tela do usuário com informações desnecessárias”,  também como timestamps que permitem que você saiba quando as mensagens foram enviadas para você.
  5. “Habilitando um aplicativo de jogo em um dispositivo eletrônico para utilizar uma lista de contatos para um aplicativo de mensagens instantâneas para jogar jogos com contatos, identificando o jogo na lista de contatos.”  Aka  Convidando seus amigos para jogar jogos móveis com você.

As outras patentes cobrem segurança e enviam mensagens em lotes, mas as cinco acima são as interessantes.

Uma vez que parece que as duas empresas estão em conflito, teremos que esperar e ver como a sua luta pela tecnologia de mensagens funciona e o que, se algum efeito tiver no Facebook.