Como Instalar Aplicativos do Android no BlackBerry 10 Através do MAC

1
888

z10-instagram

O BlackBerry 10 já possui mais de 100.000 aplicativos disponíveis na BlackBerry World. No entanto alguns apps famosos como o Instagram e Google Maps ainda não estão disponíveis por motivos comerciais etc. Bom mas isso não é um problema tão sério, pois a plataforma do BlackBerry 10 oferece suporte ao Android versão 4, isso é algo bom, pois outros concorrentes não oferecem nenhum tipo de suporte. O processo para portar um aplicativo do android (.APK) para o BlackBerry 10 (.BAR) não é difícil. Já publicamos aqui como instalar apps do Android no BlackBerry através do Windows e agora este artigo mostrará como fazer no MacOS (que aliás é mais fácil).

Baixando ou Convertendo Aplicativos do Android para o BlackBerry 10

Dando início a parte prática deste artigo, o primeiro passo que você precisa realizar é converter um app do Android para BlackBerry. É necessário salientar que vários apps que já foram convertidos. Para facilitar todo o processo o mais indicado é utilizar algum serviço on-line para converter o app que você desejar. Visite um dos três sites abaixo que fornecem um serviço gratuito de conversão de aplicativos .APK para .BAR. Você só vai precisar fazer o upload do arquivo .APK que o próprio site se encarregará de executar todo o processo e disponibilizar para download o arquivo convertido em .bar.

Algo legal é que todos os sites acima além de oferecer o serviço de conversão, também oferecem uma extensa lista com vários apps que já foram convertidos para o BlackBerry 10. Para este artigo vamos utilizar o aplicativo Instagram que você já pode baixar o arquivo .bar aqui.

@@@googlead@@@

Instalando os Softwares no MAC e Enviando o Aplicativo para o BlackBerry

 

O primeiro passo que você deve fazer (caso não fez ainda) é instalar o BlackBerry Link no seu MAC, pois ele já vai copiar todos os drivers do seu aparelho etc. Para isso conecte o cabo USB no BlackBerry e no MAC. Finalizado este passo, deixe o BlackBerry conectado na USB, pois vamos precisar ainda.

blackberry-link

O segundo passo é baixar o PlayBook Tools aqui (o nome do software é PlayBook Tools mas funciona para o BlackBerry 10 sem problemas). Depois de baixar, você deve descompactar o arquivo zip.

Agora no terceiro passo você deve copiar/cortar os arquivos que estão na pasta lib (Playbook_Tools\lib\) para a pasta raiz ou seja Playbook_Tools.

playbooktools2

Agora coloque seu BlackBerry em modo desenvolvedor para isso vá no seu aparelho no seguinte caminho: Configurações > Segurança > Modo Desenvolvimento e ative a opção “Usar modo de desenvolvimento”. Ainda nesta tela, copie o endereço IP que aparece, por exemplo, 169.254.0.1 (o IP vai ser utilizado mais a frente).

IMG_00000030

Agora pegue o seu arquivo .bar como por exemplo o Instagram que indicamos acima “com.instagram.bar” e coloque dentro da pasta Playbook_Tools.

Abra o Terminal do MAC, para isso digite lá em cima no localizar “Terminal”.

Agora utilize o comando cd (change directory) para entrar na pasta do Playbook_Tools. Caso você descompactou tudo na pasta de Downloads, digite o seguinte: cd Downloads/Playbook_Tools (a exemplo do Linux, você pode utilizar o TAB do teclado para completar a palavra para você).

Dentro da pasta do Playbook Tools digite o comando abaixo alterando as partes destacadas em vermelho:

java -Xmx512M -jar BarDeploy.jar -installApp -device <IP DO BLACKBERRY O QUE VOCÊ COPIOU LÁ NO COMEÇO> -password <A SENHA DO BLACKBERRY A MESMA QUE VOCÊ USA PARA DESTRAVAR ELE> <O NOME DO APLICATIVO>.

No caso do instagram o comando acima fica assim:

java -Xmx512M -jar BarDeploy.jar -installApp -device 169.254.0.1 -password minhasenha com.instagram.bar

Veja o exemplo abaixo (clique na imagem para ampliar).

terminal-mac

Aperte enter e toda a mágica acontecerá. Com o processo finalizado o aplicativo já vai estar no seu BlackBerry pronto para ser utilizado. Agora você pode desconectar o aparelho do MAC e não esqueça de desativar o modo desenvolvedor. Maiores dúvidas utilize nosso fórum.

Siga a conta do BlackBerry Brasil no Instagram, vamos colocar todas as fotos feitas com o BlackBerry Z10 lá.

Resultado Final: Instagram Rodando no BlackBerry Z10

IMG_00000028

IMG_00000029

 

 

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.