Como Migrar do BlackBerry OS para o BlackBerry 10

3
178

bb-migration_banner2

 

Uma dúvida recorrente que estamos recebendo por e-mail é com relação a migração de um BlackBerry antigo (curve, bold, torch) que possui um Sistema Operacional escrito em Java para o novo sistema operacional do BlackBerry 10 (Z10, Z30, Q10, Classic, Passport, Q5).

Esta dica é bastante procurada e encontra-se no site oficial da BlackBerry, só que está em inglês. Vamos apresentar aqui um apanhado geral para que você consiga realizar a migração com 100% de sucesso.

Nota sobre o cartão SIM: Os aparelhos BlackBerry antigos oferecem suporte para cartões SIM com o tamanho padrão (grande). Para o BlackBerry Z10, Z30, Q10, Q5 você vai precisar de um cartão microSIM e para o BlackBerry Passport você vai precisar de um cartão nanoSIM. Evite cortar seus cartão SIM com a tesoura em casa pois podem ocorrer acidentes desagradáveis. Aqui na minha cidade, eu cortei o meu cartão em uma lojinha de celular por 10 reais. Aqueles quiosques que vendem capinhas de celular no shopping também cortam o cartão. Outra alternativa é pegar um cartão microSIM ou nanoSIM na sua operadora e migrar o número para o novo cartão. Pessoal, esta dica é importante, pois podem ocorrer acidentes caso você cortar seu cartão em casa! Veja a foto que recebemos de um acidente que ocorreu com um BlackBerry Z10:

z10-sim-problema

 

Conforme podemos observar na foto os pinos do slot do cartão SIM foram praticamente arrancados.

@@@googlead@@@

Para ter sucesso na migração, o primeiro passo é realizar um backup de todo o conteúdo do BlackBerry antigo:

  • Lista de Contatos e Agenda.
  • Contatos do BBM.
  • Log de ligações feitas e recebidas.
  • Conexões Wi-Fi salvas.
  • Pastas, arquivos e favoritos do navegador.
  • SMS e MMS.
  • Toques musicais.
  • Arquivos de mídia como músicas, vídeos etc. (Caso estiver em um cartão microSD facilita, você poderá usar o mesmo no seu BlackBerry 10).

A lista de contatos pode pegar de surpresa os novos usuários do BlackBerry 10. Isto pode ocorrer pois a nova agenda de contatos tem um funcionamento diferente das agendas antigas. No BlackBerry 10, a agenda de contatos concentra tudo: contatos do Facebook, Twitter, BlackBerry, cartão SIM, MacBook, Gmail, etc. Assim quando você acessa a agenda pela primeira vez, você poderá tomar um “susto” pois vai aparecer muitos contatos que a princípio você não tinha no seu BlackBerry antigo. Bom isto é fácil de resolver, pois você pode escolher na própria agenda, quais contatos mostrar e quais contatos esconder. Por exemplo, você pode optar por esconder os contatos do Twitter e do Facebook e deixar os contatos do Linkedin. Você pode também dar merge em contatos assim, três contatos da mesma pessoa podem ser fundidos em apenas um. A minha experiência nesta parte é realizar uma sincronização de backup para os contatos no Gmail ou na agenda do seu Computador. Até se poder fazer nos dois é melhor, pois é mais seguro, depois você só vai precisar sincronizar de volta para o seu BlackBerry 10 e pronto.

O primeiro passo a ser feito é conectar seu BlackBerry antigo no PC ou Mac (usuários Linux precisam do Wine instalado) e abrir o programa BlackBerry Link. Depois que o seu aparelho for localizado clique na opção “Transferir Dados”. Será apresentado um breve resumo dos itens que vão compor o backup, assim você pode dar uma conferida em tudo e clicar em “Next”.

backup-blackberry-antigo

Depois do processo de backup, mantenha seu BlackBerry Link, pois vamos precisar dele ainda. Antes de continuar é necessário salientar que você já tenha seu smartphone BlackBerry 10 pelo menos semi operacional ou seja deixe ele configurado com o seu BlackBerry ID (do aparelho antigo, ou um novo) etc. Isto é importante! Após isso, você vai precisar conectar seu novo BlackBerry na USB (microUSB) e aguardar a localização do aparelho pelo BlackBerry Link. Caso for a primeira vez que você estiver conectando, será necessário colocar um nome para o aparelho como por exemplo, “Meu BlackBerry Novo”. Após isso é só clicar em “Next” e aguardar a restauração do backup do BlackBerry antigo para o seu novo aparelho.

Existe mais uma forma de migração, conforme informado pelo site oficial da BlackBerry. Até um vídeo tutorial foi disponibilizado para ensinar como realizar a migração através do cartão MicroSD (cartão de memória). Confira o vídeo abaixo:

Caso você tiver alguma dúvida do procedimento acima, utilize nosso novo sistema de comentários do Disqus e deixe sua dúvida (você pode comentar com o seu Facebook, Disqus, Twitter, etc).

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
  • diego

    tenho tablet blackberry blackbook, consiguirei atualizar ele pra bb10?

  • Media Mobile

    Aparelhos antigos não funcionam com BB 10.

  • Fábio Radicchi Belotto

    Os aparelhos antigos funcionam perfeitamente com o BB10?
    Esse método de upgrade é “oficial”?