Como o BlackBerry Blend Pretende (e pode) Revolucionar a Tecnologia Móvel Corporativa

0
88

BlackBerry-Blend

 

No último mês de setembro a BlackBerry anunciou o Passport, um smartphone com dimensões de tela inovadoras, com tecnologia 4G de última geração e teclado físico sensível ao toque, o que permite o uso de gestos rápidos para executar certas ações. O BlackBerry Passport já é campeão de vendas sendo o aparelho mais vendido na gigante Amazon.

Com o objetivo de recuperar uma fatia do mercado que há alguns anos lhe era praticamente exclusiva, o anúncio do Passport foi bem claro: trata-se de um projeto que, embora não voltado exclusivamente para executivos, tem seu foco declarado no universo corporativo.

O BlackBerry Passport causou uma boa impressão na mídia mobile especializada, mas por sua dimensões diferenciadas alguns céticos, com uma visão balizada por um mercado repleto de telas retangulares duvidaram do sucesso do Passport. No entanto, o novo smartphone da BlackBerry caiu no gosto do consumidor justamente por ser um aparelho diferenciado, o que garante uma bela exclusividade. Junto com o smartphone também foi lançado, de maneira mais discreta, o Blend, um recurso que pode – e será – determinante nos esforços da BlackBerry em competir com Google e Apple.

 

Blend Permite o Acesso a Qualquer Conteúdo de Qualquer Dispositivo

Hoje em dia é muito comum que as empresas forneçam aparelhos celulares corporativos para seus funcionários, e esse processo pode ser um pouco complicado, pois envolve a análise de tarifas, custos envolvidos na aquisição dos aparelhos, etc. Além disso, as empresas precisam escolher a melhor operadora e o plano corporativo ideal, nisto o BlackBerry Passport também conta pontos a favor, pois ele já vem liberado para trabalhar em qualquer rede (exceto Nextel que precisa tecnologia específica).  Se com o Passport a BlackBerry pretende “tomar” uma maior parte dessa fatia de mercado, o Blend exercerá grande influência nesse processo.

Isso porque o recurso atua como uma verdadeira ponte de mensagens e conteúdos entre os diversos dispositivos que o usuário possui, independentemente dos sistemas operacionais utilizados.

Possibilitando a integração entre Windows, Mac OS e tablets Android, o usuário do Blend pode receber notificações de mensagens, ler e responder e-mails profissionais e pessoais e ter acesso a arquivos, calendários, contatos e outras mídias em qualquer dos dispositivos que possua.

Ao buscar adaptar a sua oferta às demandas corporativas, o Blend se mostra uma iniciativa ainda mais acertada do que o próprio Passport, pois o recurso, além de atender às demandas das empresas, também atende às demandas dos próprios funcionários e colaboradores que buscam flexibilidade na utilização de dispositivos móveis no âmbito corporativo.

 

Alguns dos Recursos do BlackBerry Blend:

  • Notificações de mensagens, mensagens de texto e BBM dos telefones BlackBerry nos tablets Android ou nos PCs Windows
  • Transferência entre arquivos entre os diversos sistemas: salvando arquivos do computador pessoal no BlackBerry, eles estarão disponíveis pelo Blend.
  • Calendário unificado: o Blend mescla todos os compromissos de agendas e calendários em um único local.

Passport deve Chegar ao Brasil Somente em 2015

 

Após dois dias de pré-venda nos Estados Unidos, o BlackBerry Passport vendeu todas as 200 mil unidades disponíveis, mas o smartphone só deve chegar ao Brasil em 2015, ainda sem previsão de preço. Nos EUA, o aparelho é comercializado por 599 dólares, que em conversão direta para o real, sairia por quase 1.500 reais.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.