Como Portar Aplicativos do Android no BlackBerry 10

5
601

android-apps-blackberry-10

 

Este tutorial pretende mostrar como você pode portar um aplicativo do Android no BlackBerry 10. Esta técnica funciona muito bem! Aplicativos famosos como o Skype e o Instagram já estão disponíveis para o BlackBerry Z10 e o BlackBerry Q10 graças aos procedimentos deste tutorial.

É necessário enfatizar que os passos que descrevo aqui são para computadores rodando Windows, mas podem ser aplicados também para o MacOS. No Linux não realizei testes mas talvez seja possível rodando o programa descrito neste artigo através do Wine. Caso alguém fizer isso deixe as dicas nos comentários abaixo.

Portar um aplicativo para o BlackBerry 10 é simples fácil e pode ser feito do mesmo modo como é para o PlayBook. Na realidade a maioria da tecnologia empregada para portar um app do Android no PlayBook é a mesma para o BlackBerry 10.

A simplicidade na hora de converter um aplicativo do Android é tanta que em muitos casos demora menos de um minuto. A BlackBerry disponibilizou alguns procedimentos para conversão de aplicativos Android (APKs) para aplicativos BlackBerry 10 (BARs – BlackBerry Archives). Estes procedimentos são discutidos neste tutorial.

 @@@googlead@@@

Passo 1:

Como todos os desenvolvedores Java já conhecem a primeira coisa a ser feita é instalar a versão recente do Java JRE abaixo estamos disponibilizando os links:

Download JRE para o Windows 32 Aqui

Download JRE para o Windows 64 Aqui

 

Passo 2:

Faça o download do programa DDPB aqui.

Passo 3:

Após a instalação do DDPB  você deve executá-lo e seguir os procedimentos detalhados abaixo.

  1. No seu aparelho com o BlackBerry 10 vá em “Settings”depois “Security and Privacy” e acesse a opção “Development Mode”.
  2. Alterne para ligado a opção “Use Development Mode”. Caso o seu aparelho não tiver uma senha você será requisitado para criar uma, faça isso e anote a senha, pois é importante! No final deste tutorial deixamos algumas imagens em anexo para exemplificar o local correto das opções.
  3. Agora volte para “Settings” > “About” e escolha “Network” no menu, anote seu IP no formato IPv4 como por exemplo,  192.168.1.101. Este é o IP do seu aparelho e será informado no programa DDPB para realizar a conexão junto com a senha que você criou!
  4. Agora abra o DDPB no seu computador e informe o seu número IP no campo “PlayBook IP Adress” e a senha do seu BlackBerry conforme o passo 2.
  5. Clique em “Connect” e o seu BlackBerry estará conectado ao DDPB, se algum erro aparecer veja se você digitou corretamente o IP.
  6. Agora clique em “Add” (Adicionar) e escolha o aplicativo do Android convertido que você baixou. Cheque as opções que aparecem e depois clique em “Install”.
  7. Uma nova janela sera exibida mostrando o processo de instalação que uma vez terminado você já terá o aplicativo do Android rodando no BlackBerry.
  8. Agora para finalizar vá em “Security and Privacy” > “Development Mode” e desligue o modo de desenvolvimento. Se você quiser desativar a senha faça isso indo em “Security and Privacy” > “Device Password”.

Depois de você finalizar todas as etapas acima você terá instalado no seu BlackBerry 10 apps do Android. O programa DDPB fornece um aviso de que o aplicativo foi instalado com sucesso, mas você pode ter certeza verificando se o ícone do aplicativo é exibido no seu aparelho.

Agora como última dica e também muito importante quero dizer o seguinte: Vamos supor que o aplicativo do Android que você quer instalar no seu celular BlackBerry ainda não foi empacotado para o formato .BAR, o que fazer?

Bom você pode instalar aplicativos do Android .apk diretamente! Tudo o que precisa ser feito é converter o app para o formato de arquivo .BAR, você faz isso de graça no site  http://apk2bar.unker.net/ de maneira muito simples. O site ainda exibe os últimos aplicativos convertidos para baixar caso você estiver sem ideia sobre o que instalar no seu celular BlackBerry.

 

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.