Detalhes sobre o BlackBerry PlayBook

1
121

Para entrar na corrida que está ocorrendo no mercado de tablets, a RIM (fabricante do BlackBerry), fez um grande lançamento: O novíssimo BlackBerry PlayBook. Em um mercado dominado por tablets PC pouco inovadores como o ipad da Apple, WebOS da HP, Asus eee Pad e outros que ainda rodam o bom e velho Windão com seus clássicos problemas o PlayBook destaca-se. É possível falar no destaque do PlayBook por vários motivos. Para começar o sistema operacional do PlayBook foi desenvolvido especialmente para ele, ou seja muitos fatores relativos a tablets PC foram considerados, como usabilidade, gerenciamento do hardware, interface amigável, etc. Enquanto o ipad como muitas pessoas dizem parece um iphone gigante, o WebOS é uma tentativa da HP em ressuscitar o palm, o asus eee pad rodar windows ou agora o android o PlayBook optou pela inovação.

O BlackBerry PlayBook traz uma série de configurações impressionantes para entregar ao usuário uma maior acessibilidade a tecnologia. O aparelho vem com processador de 1GHz dual core, 1Gb de memória RAM, Bluetooth 2.1 EDR, duas câmeras HD (a câmera da frente com 3MP e a de trás com 5MP), sistema operacional com multiprocessamento simétrico (executa várias tarefas ao mesmo tempo) e muito mais.

As dimensões do PlayBook também são diferenciadas pois enquanto muitos tablets PC são grandes parecendo verdadeiros tijolões o PlayBook cabe em uma mão. Com tela de 7 polegadas e resolução de 1024×600 WSVGA é possível assistir vídeos dos mais diferentes formatos, incluído conteúdo em HD com 1080 pontos. E claro você também poderá ler livros, acessar jogos, aplicativos e realizar chamadas utilizando vídeo conferência. Com o peso de apenas 400 gramas o PlayBook pode ser levado para qualquer lugar dentro de mochilas, bolsas etc. Confira abaixo algumas fotos:

O BlackBerry PlayBook ainda possui uma saída HDMI, USB e já acompanha alguns acessórios como conectores microHDMI, microUSB e o carregador. O sistema operacional é super flexível e já acompanha o WebKit/HTML-5, Adobe Flash Player 10.1, Adobe AIR Mobile, Adobe Reader, POSIX, OpenGL e Java. Com este grande suporte, vários aplicativos poderão ser desenvolvidos de maneira muito ampla abrangendo programadores de várias linguagens. Além disso todos os games, aplicativos e tudo mais feitos em flash e já disponíveis da Internet rodam sem problemas. Confira as especificações técnicas:

  • LCD de 7 polegadas, 1024×600, WSVGA, tela de toque do tipo capacitiva com suporte completo a multi-touch e suporte a gestos.
  • Sistema Operacional BlackBerry Tablet com suporte a multiprocessamento simétrico.
  • Processador de 1GHz dual core (Cortex A9 Processor), com GPU.
  • 1GB de memória RAM.
  • Memória interna vindo com capacidades de 16GB, 32GB e 64GB.
  • Bateria de 5300mAh.
  • Duas câmeras HD (uma de 3MP na frente e outra de 5MP atrás) com capacidade de gravar vídeos em HD com 1080 pontos.
  • Reprodução de vídeos em HD com 1080 pontos, H.264, MPEG, DivX e WMV.
  • Reprodução de áudio em MP3, AAC e WMA.
  • Saída HDMI.
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n.
  • Bluetooth 2.1 + EDR.
  • Conectores MicroHDMI, MicroUSB e para o carregador.
  • Plataforma aberta e flexível com suporte a WebKit/HTML-5, Adobe Flash Player 10.1, Adobe Mobile AIR, Adobe Reader, POSIX, OpenGL, Java.
  • Super portátil com medidas de (130mm x 193mm x 10mm) e peso de aproximadamente 400g.
  • A RIM pretende oferecer modelos com suporte a rede 3G e também a 4G no futuro.

O acesso a Internet também é ponto forte no BlackBerry PlayBook pois ele possui conexão WI-FI 802.11 com modelos possuindo conexões 3G e 4G para promover acesso a alta velocidade no tráfego de informações. O PlayBook estará disponível no mercado no começo deste ano nos Estados Unidos nas principais lojas.

Confira outros artigos aqui do BlackBerry Brasil sobre o PlayBook:

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.