Dicas para Restaurar Erros no BlackBerry

13
2236

erro-blackberry-z10

 

Erros em aparelhos eletrônicos às vezes podem ocorrer. A causa pode variar, como por exemplo, o mau uso do aparelho, alguma configuração infeliz, instalação de um aplicativo de segunda categoria, falha na conexão do cabo USB na hora de um upgrade, problemas de hardware entre outros.

A questão é que a partir dos aparelhos com o BlackBerry 10, os erros do sistema estão cada vez mais raros, mas podem existir. Em aparelhos mais antigos como o BlackBerry Curve 8520, 8350i, Bold ou Torch a possibilidade de surgir algum erro era maior, pois o sistema operacional e os aplicativos eram escritos em Java e não tinham muita tolerância a falhas.

@@@googlead@@@

Erros mais comuns em aparelhos antigos da BlackBerry incluem:

  • Tela branca com ampulheta girando.
  • Erro Software 507.
  • Error exception (seguido da descrição do erro).
  • Fatal error.
  • Erro 517.
  • APP ERROR 523 RESET.
  • Red Light of Death (Led Vermelho da Morte).
  • Error 102.
  • Java Error (seguido da descrição do erro).
  • Uncaught exception: ArtInterface::DocPosToCarent: error 3; formatted text lenght = 42;
  • entre outros…

Erros mais comuns em aparelhos com BlackBerry SO 10 incluem:

  • BB10-0001.
  • BB10-0002.
  • BB10-0003.
  • BB10-0004.
  • BB10-0005.
  • BB10-000 (seguido de um número até 20).

Como deu para notar as mensagens de erro no BlackBerry 10 estão padronizadas com um código específico. Não é mais aquela sopa de letrinhas de antigamente. Cada código pode ser pesquisado e você saberá exatamente qual o problema do seu smartphone. Além disso, temos outros problemas usuais como:

  • Câmera não abre.
  • Aparelho não liga.
  • Entre outros…

A primeira coisa a saber é que a maioria dos problemas citados acima têm solução. Muitas vezes estes erros são de software e não de hardware, isto é bom, pois são fáceis de solucionar. Para aparelhos mais antigos, 85% dos erros podem ser solucionados com uma bela reinstalação do sistema operacional, este artigo aqui que preparamos é ótimo para quem deseja reinstalar o sistema. Para aparelhos novos com o BlackBerry 10, procedimentos similares podem ser adotados.

 

Solução de Problemas em Aparelhos BlackBerry Antigos

Além da dica do artigo acima que está bem completo você poderá executar os passos que detalhamos a seguir. O que você precisa saber é que além do Desktop Software, outros “mini sistemas” são instalados juntos no seu Computador: O mais importante é o “Application Loader”. Quando você acha que o seu BlackBerry não tem mais solução, este é o programa a recorrer. Em primeiro lugar, você deve ir em “Iniciar” -> “Executar” e colar o seguinte caminho c:\Arquivos de Programas\Arquivos Comuns\Research In Motion e tecle enter, ou você pode navegar até este diretório, localizar etc. Nesta pasta procure e execute o arquivo Loader.exe. Vai aparecer uma tela como esta:

passo-1

Como é usual em ambiente Windows, nesta tela tudo o que você precisa fazer é clicar em “Next”. Em seguida surge outra tela:

passo-2

Neste momento antes de selecionar qualquer coisa você deve ter conectado ou conecte agora o aparelho no seu PC. Nesta tela temos as primeiras pegadinhas: Você deve selecionar a conexão do seu BlackBerry com o seu PC. Como a captura de tela mostra, por padrão aparece a conexão serial. No entanto você precisa trocar para USB ou checar a opção ao lado para detectar automaticamente a conexão com o seu aparelho.

Temos mais uma pegadinha, geralmente notadas em ambientes com o Windows XP, Windows 7 etc: O seu aparelho pode ficar conectado e desconectando toda a hora na USB e a plaquinha perto do relógio fica subindo e descendo e muitas vezes, ao avançar para a próxima tela ocorre algum problema. Isto é um problema do próprio Windows e não do BlackBerry, você precisa ir no gerenciador de dispositivos, clicar sobre o ícone da USB e desmarcar a opção para a economia de energia. Para garantir faça isso em todas as portas USB (depois você pode restaurar para o padrão). Feito isso feche o Application Loader e volte a iniciar novamente.

Depois disso, ao voltar nesta tela (e com o aparelho conectado) selecione a conexão USB, muitas vezes fica escrito USB-PIN: Unknonw pode clicar em “Next”. O BlackBerry neste momento, pode piscar o LED, desligar e ligar, etc. Isto é normal. Caso esta dica não resolva o problema, existe mais uma alternativa: Você tira a bateria do BlackBerry e deixa ele conectado e energizado somente através da USB:

passo-3

 

Feito isso, clique em “Next” para o próximo passo.

passo-4

Na tela acima é listado tudo que está para ser instalado no seu BlackBerry. Além do sistema operacional, você pode escolher na lista pacotes adicionais, como por exemplo, o de idiomas. Feito isso, clique em “Next”. Um resumo dos pacotes a serem instalados e uma mensagem de advertência é apresentada, pois tudo no aparelho será apagado.

passo-5

Clique em “Next”.

passo-6

Aguarde a instalação que pode demorar entre 30 e 40 minutos. Se você estiver fazendo o procedimento com um laptop mantenha o mesmo na energia por segurança. Ao terminar o procedimento de instalação e antes de você clicar em “Next”, caso você tenha tirado a bateria, favor colocar novamente! O aparelho precisará da bateria para poder reinicializar de maneira correta! Feito isso, clique em Next e depois “Close”.

passo-7

Fechou! Agora é só esperar a inicialização do aparelho para depois fazer as devidas configurações, pois o aparelho estará como novo de fábrica. Com tudo pronto, você pode restaurar o backup do seu aparelho normalmente através do Desktop Software.

 

Solução de Problemas em Aparelhos BlackBerry da Família 10 (Modelos Atuais).

Agora o foco desta seção está voltado para aparelhos novos como o BlackBerry Z10, Z30 Q10, Passport e Classic. O novos smartphones com o sistema operacional BlackBerry 10 são muito mais robustos e resistentes a falhas e erros de software. A razão disto é simples: O BlackBerry 10 foi desenvolvido do zero com tecnologia da QNX (uma empresa que foi comprada pela BlackBerry) e não utiliza mais o Java.

O Kernel ou núcleo do BlackBerry 10 é baseado no Sistema Operacional da QNX e utilizado em sistemas embarcados, carros, foguetes da Nasa, usinas nucleares e sistemas e equipamentos para a área da saúde, ou seja sistemas críticos que não podem falhar. O QNX, por sua vez, é um sistema baseado no lendário UNIX (o mesmo que deu origem ao Linux e MacOS) e possui tecnologia de tempo real (RTOS). Enfim, tudo isto é para dizer, que erros no BlackBerry 10 são raros, mas obviamente podem ocorrer. A tabela abaixo lista todos os erros, o significado de cada código e o link para a página de solução no site oficial da BlackBerry:

 

Código Erro Solução
BB10-0001 O aparelho não iniciará devido a versão do BlackBerry 10 OS instalada atualmente não ser suportada no aparelho em uso. Link Solução
BB10-0002 O aparelho não iniciará devido a versão do BlackBerry 10 OS instalada atualmente não ser suportada no aparelho em uso. Link Solução
BB10-0003 O aparelho não iniciará devido a um erro crítico ao carregar o BlackBerry 10 OS. Link Solução
BB10-0004 O aparelho não iniciará devido à incompatibilidade do software de rádio que foi carregado neste aparelho. Link Solução
BB10-0005 O aparelho não iniciará devido a um software de rádio ausente ou inválido. Link Solução
BB10-0006 Falha no apagamento remoto do aparelho. Link Solução
BB10-0007 Falha no apagamento remoto do aparelho. Link Solução
BB10-0008 Falha no apagamento remoto do aparelho. Link Solução
BB10-0009 Falha no apagamento remoto do aparelho. Link Solução
BB10-0010 Falha no apagamento remoto do aparelho. Link Solução
BB10-0011 Falha no apagamento remoto do aparelho. Link Solução
BB10-0012 Falha no apagamento remoto do aparelho. Link Solução
BB10-0013 Falha no apagamento remoto do aparelho. Link Solução
BB10-0014 Falha no apagamento remoto do aparelho. Link Solução
BB10-0015 O aparelho não pode iniciar devido a um erro do sistema de arquivo. Link Solução
Erro BB10-0016 O aparelho não pode iniciar devido a um erro do sistema de arquivo. Link Solução
Erro BB10-0017 O aparelho não pode iniciar devido a um erro do sistema de arquivo. Link Solução
BB10-0018 Falha no apagamento remoto do aparelho. Link Solução
BB10-0019 Falha no apagamento remoto do aparelho. Link Solução
BB10-0020 O aparelho não iniciou devido ao não funcionamento da bateria ou ao fato de ela estar defeituosa. Link Solução

Os erros do Sistema Operacional BlackBerry 10 estão listados acima. Não são muitos comparados com as versões antigas. É possível notar que certas mensagens se repetem, isto ocorre, pois pode ser mais de uma solução para resolver o mesmo problema. No entanto, o BlackBerry apontará o código correto do erro na tela. Em outros artigos será esmiuçado outros problemas envolvendo especificamente o BlackBerry 10. Maiores dúvidas, pergunte e participe em nosso Fórum de Ajuda e Suporte Técnico.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
  • Túrin Turambar

    Inclusive tentei o autoloader mas antes de terminar a instalação o celular desconecta. Não é o cabo porque estou usando um bom que tenho aqui, além disso ele só desconecta depois que inicio a atualização, se nao fazer nada ele nao desconecta. E nbão é a bateria porque deixei a noite toda carregando

  • Túrin Turambar

    Olá senhores! Estou com esse problema do bb10-0015 e pelo link não consigo atualizar. O celular conecta e desconecta no meio da atualização sem ninguém tocar nele….então a atualização falha. Há alguma maneira de atualização offline igual o ODIN por exemplo? Agradeço.

  • E.Esculudes

    boa noite , estou com o mesmo problema do sr.Ricc Cruz..meu blackberry z10 so acende uma luz forte e vermelha, depois de mais ou menos 1 minuto a luz que era forte fica fraca ainda da cor vermelha depois apaga a luz!

  • Ricc Cruz

    Oi amigos meu blackberry z10 so acende uma luz forte e vermelha, depois de mais ou menos 1 minuto a luz que era forte fica fraca ainda da cor vermelha depois apaga a luz! Obs:a tela fica toda apagada todo tempo apenas acende luz vermelha se alguem poder me ajudar ou uma dica agradeço.

  • Adilso A. Scopel

    CAMARA NAO É POSSIVEL INICIAR
    Z10

  • ROBERTA HICKMANN

    EStou com o mesmo problema, também preciso de ajuda – solução

  • União Terraplenagem

    Boa tarde,

    Estou com o mesmo problema do Sr. Jayro, porem o meu é uma z10 e o que percebi é que esse erro apareceu logo após a ultima atualização. Minha BB ID não funciona no aparelho mas pelo site entro normal. Percebi que minha não possui nenhum aparelho registrado e sempre que tento entrar aparece a mensagem:

    – Falha ao efetuar login
    O recurso antirroubo do BlackBerry está ativado. Faça o login usando a BlackBerry ID utilizada para configurar este aparelho.

    E agora? Alguém ja teve esse problema e conseguiu resolver??

  • Jayro

    Boa tarde,

    Eu tenho um blackberry Z30 com nota fiscal e caixa e tudo original,

    já perdi a contas quantas vezes perdi a senha do ID, só que desta vez, não consegui fazer

    a configuração de fabrica pelo aparelho.

    Então mudei a senha do ID, mas mesmo assim quando a digitava no aparelho nada acontecia, então resolvi fazer a configuração de fabrica pelo BlackBerry link.

    Consegui, mas exclui meu ID e Criei outro quando fui reiniciar o aparelho.

    Aceito todos os termos, faz a configuração da operadora, faz a do wii fi mas entra na tela do ID no aparelho, coloco o meu email e senha e diz que esta protegido pelo blackberry protect entro no site do blackberry protect, para excluir todas as configurações do Black Berry onde consigo entrar normalmente, mas nenhuma opção consigo realizar, clico em cada umas das opções e nada, nenhuma delas.
    Está formatado, e quando ligo faz todas as operações, termos, etc aceito todas, acha a operadora, acha a conexão wi-fi manda para próxima, so que na próxima abre a tela de login obrigatório coloco o meu nome de usuário do BlackBerry ID e senha, faz a conexão e volta para a mesma tela grifado em baixo de vermelho a seguinte mensagem:
    – O recurso antirroubo do BlackBerry está ativado faça o login usando a BlackBerry ID utilizada para configurar este aparelho, sendo que quando deu problema exclui meu ID e Criei outro este outro no site da BlackBerry entro, no BlackBerry Protect entro, mas no aparelho não. não posso ficar sem aparelho, uso ele para tudo profissionalmente.

    Gostaria de saber se vocês podem resolver esta questão? Ou onde obtenho suporte e ajuda.

  • Erivelton Rodrigues

    Bom dia gente, eu tenho um aparelho Z10, ontem estava com a memória completamente cheia e deu a mensagem que eu tinha livrar espaço pois estava completamente cheia. Então passei deletar vídeos e fotos. Acontece que após deletar os vídeos e fotos, os contatos que me ligavam não apareciam no Ecrã e nem no resumo de chamadas. Então resolvi fazer uma limpeza de segurança, no entanto, no meio da limpeza de segurança apareceu uma mensagem de erro “bb10-0021” que sequer está listado acima. Agora tento ligar meu aparelho e ele fica aparecendo a mensagem de erro “bb10-0021”. Alguém aí pode me ajudar, por favor?

  • Marcia

    Boa tarde, o meu Blackberry Z10, fica reiniciando, não aparece nenhum código de erro, ao ligar no botão somente aparece, como se estive carregando e depois apaga, eu aberto o botão para ligar e novamente ele aparece como se estive carregando e apaga novamente. Alguém pode me ajudar, possuo arquivos importante nele.

  • Fellipe Dias Viana

    Bom Dia Tenho um aparelho Q10 ele aparece o erro na tela bb10-0015 fiz o descrito no forum mais o aparelho não é reconhecido pelo programa mesmo estando conectado ele fica ligando e desligando mostrando a mensagem de erro, o que fazer?

  • Valber Drumond

    Bom dia, eu tentei fazer o que está descrito neste artigo mas houve um problema, o meu BlackBerry não liga, e por isso ele também não é reconhecido pelo meu computador, o que eu faço?

  • Fernando Rangel

    Ola!!! Alguns aplicativos (Easy Taxi, Tinder, etc), que instalei através da net não funcionam no meu Z-10 e aparece a mensagem da foto que enviei. Ja instalei também algumas versões do Google Play Services, mas ainda assim os app não funcionaram. Na fabrica não consegui o suporte e gostaria de saber se o problema tem solução. Obrigado!!!