Empresas brasileiras preferem solução BlackBerry

0
138

Estudo da IDC aponta BlackBerry como plataforma móvel mais usada no mercado corporativo no Brasil, adotada em 47% das empresas.

 

A IDC divulgou uma pesquisa feita com mais de 1000 empresas de grande porte (mais de 250 empregados) na América Latina que aponta liderança absoluta da solução BlackBerry, tanto na região quanto individualmente nos países. Este é o caso do Brasil, onde mais de 200 corporações deste segmento foram ouvidas: a penetração da Research In Motion (RIM), empresa responsável pelos produtos e serviços BlackBerry, nesse segmento é de 47%. Na região inteira, considerando os sete países pesquisados – além do Brasil, foram ouvidas empresas da Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela, a plataforma BlackBerry ficou com 65,4% de penetração entre as empresas de grande porte.

A pesquisa foi apresentada ao público brasileiro no final de maio durante a IT Leaders Conference 2012. A analista da IDC, Célia Sarauza, explicou na ocasião que o BlackBerry lidera no setor corporativo do Brasil porque oferece segurança embutida. “Segurança é um fator de decisão importante para as empresas”, comentou a executiva.

 

Além da penetração de smartphones nas empresas por país, o estudo também apontou que, das empresas entrevistadas, 66% investiram preferentemente em smartphones para suas atividades corporativas. Outras 27% preferem fazer uso conjunto de smartphone e tablet, enquanto apenas 7% preferem os tablets. Apesar das projeções da IDC apontarem que, em 2016, as vendas de tablets ultrapassem as de smartphones, a própria IDC pondera que isso não significa que esta inversão acontecerá nas empresas.

 

Gerenciamento de mobilidade corporativa

Sempre preocupada em atender a todas as expectativas e necessidades do público corporativo, a RIM acaba de anunciar o lançamento do BlackBerry Mobile Fusion, solução de próxima geração para administração de dispositivos móveis (MDM). Aproveitando o BlackBerry Enterprise Server, que virou referência entre governos e empresas, o BlackBerry Mobile Fusion oferece uma solução eficiente, segura, confiável e que consolida o gerenciamento de smartphones e tablets com o BlackBerry OS (incluindo suporte ao BlackBerry PlayBook e aos futuros dispositivos equipados com BlackBerry 10), além de Android e iOS, e inclui um console unificado baseado na Internet para facilitar a administração de todos os dispositivos.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.