Google Voice e Google Voice App para Blackberry

2
208

Com o Google Voice você terá um número de telefone unificado e poderá acessar todos os dados da sua conta, mensagens de texto, de voz de qualquer aparelho que você escolher.

O que preciso para usar o Google Voice?

– A app está disponível para BlackBerry e Android, portanto tenha um dos dois dispositivos.
– Ter uma conta Google.
– Você irá precisar de um convite para usar o Google Voice. Acesse o link:  https://services.google.com/fb/forms/googlevoiceinvite/ e solicite um convite.
– Faça o google voice Download através de seu blackberry aqui: m.google.com/voice

Configurando o Google Voice.

Após receber seu convite, você terá que escolher seu número do Google Voice. Pesquise pelos números disponíveis e escolha um para você. O número será vinculado à sua conta do Gmail, tornando possível você acessá-lo do seu Google Voice.

Você precisará configurar um aparelho celular para o qual receberá as chamadas do Google Voice. Após isso você vai receber uma chamada teste para verificar se o número é seu mesmo. Uma das desvantagens do Google Voice pode ser vista aqui, onde você não tem permissão para adicionar um número de telefone com uma extensão (por enquanto).

Faça o Google Voice Download em m.google.com/voice do BlackBerry. Entre com os dados da sua conta do Gmail, e escolha o número associado ao seu BlackBerry ou o celular que preferir. Agora você verá que a tela principal do Google Voice tem apenas duas opções: Discagem e Caixa de entrada (ou mensagens). O Discador é onde você coloca as chamadas (que substitui o procedimento de discagem padrão) ou você também pode discar diretamente na lista de contatos (vamos falar sobre isso em breve). A Caixa de Entrada exibe as suas mensagens, e você pode optar por mostrar um texto diferente para ver SMS, correio de voz, armazenados, recebidos, favoritos ou não atendidos.

google-voice-start

Em configurações você algumas opções para ajustar no seu Google Voice, como: Você Mudar o número do aparelho, e também opções para mensagens de voz. Depois de ter feito isso seu Google Voice está pronto pra ser usado.

config-screen-google-voice
Configurações do Google Voice

Fazendo chamadas com o Google Voice

Usando o seu número do Google Voice você terá de ir ao discador fazer chamadas.

call-screen-google-voice
Tela de Chamadas

Escolha um número para ligar da sua lista de chamadas ou na sua lista de contatos escolhendo o contato e a opção “Chamar usando o Google Voice”. Os números não são magicamente importados para o aplicativo. À medida que você vai fazendo/recebendo as chamadas usando do Google Voice sua lista irá aumentar. Às vezes o Google Voice tem problemas conectar, mas tenta que uma hora vai! Após usar o Google Voice para chamar/receber será exibido o número do Google Voice ao invés do número do aparelho.

Envio de SMS / MMS Usando Google Voice.

Bom, infelizmente o Google Voice não suporta MMS. Você não pode enviar uma mensagem MMS usando o seu número do Google Voice, nem ninguém pode lhe enviar um MMS para o mesmo.

Mensagens SMS são um pouco instáveis no Google Voice, mas funcionam! Para enviar SMS, vá à sua lista de contatos, escolha um contato e a opção “SMS usando o Google Voice”. A boa notícia é que, ao iniciar uma conversa via SMS, você pode responder a mensagens sem ter que usar o aplicativo. Mas e a má notícia? Se a pessoa não for um usuário do Google Voice, as mensagens vêm de um número comum. Já se for usuário ele mostra como faria com SMS padrão. Você poderá importar sua lista de contatos do Gmail para o seu Google Voice. Você terá que adicionar o nome / número de seus contatos através da web também.

google-voice-screens

Nas definições do Google Voice da web, você escolhe quais aparelhos receberão as mensagens SMS. As mensagens também serão recebidas no Google Voice, mas somente após o período de atualização que você escolheu nas configurações. Muitas pessoas optam por não ter o envio de SMS e usar só aplicativo, a desvantagem é que você não vai ver as mensagens na hora. No aplicativo você pode responder a mensagens e ver toda a conversa, bem como: arquivar, apagar, etc.

O Google Voice é para você?

Se você é um usuário avançado que quer mais controle do seu dispositivo/número, se você usa vários aparelhos, você pode dar uma conferida no Google Voice. Não importa quantas vezes você mude de aparelho, seu número continua o mesmo. É muito prático ter todas as suas mensagens SMS, correio de voz, contatos e registros de chamadas em um só lugar!

Prós:

* Número universal para qualquer dispositivo.
* Capacidade de armazenamento de SMS, correio de voz, chamadas, etc. em um único lugar na web.
* Nunca ter a necessidade de dar um número novo novamente.
* Integração com sua lista de contatos e contatos do Google
* Envio de mensagens de texto de graça!
* Mensagens de Voz são passadas para texto para que você possa ler se preferir.

Contras:

* Não suporta MMS
* Discagem/SMS não integra aplicativos nativos BlackBerry.
* As configurações são um pouco complicadas para novos usuários.
* Ainda não funciona no Brasil, apenas nos EUA. Mas vamos esperar o Google Voice Brasil

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
  • Artur

    a mesma coisa acontece com o Kindle for Blackberry, no site informa que é somente para moradores dos USA

    mas mesmo assim eu consegui baixar ele, inclusive os livros.

  • Marco Antonio

    Na própria solicitação de convite informa que é SOMENTE PARA ASSINANTES DO US….quem sabe um dia !