GPS e Mapas para o BlackBerry 8520

3
358

gps-mapa-blackberry-8520

 

Um aplicativo muito interessante para utilizar mapas no BlackBerry 8520 é o TrekBuddy que é capaz de informar coordenadas geográficas assim como mostrar a localização em mapas.

Este aplicativo é muito útil para quem está sempre na estrada ou pretende viajar. No entanto, um ponto a ser considerado é que o aplicativo TrekBuddy precisa de uma configuração detalhada e muitos mapas você mesmo tem que criar e colocar no seu celular BlackBerry.

Bom a parte de criar mapas e salvar no aparelho a primeira vista parece ser um pouco complicado, no entanto uma tremenda vantagem deste procedimento é que os mapas ficam 100% off-line sem na necessidade de uma rede de dados.

O TrekBuddy é um aplicativo gratuito assim como o site para criar mapas. Todo o serviço é muito eficiente, pois fornecem ao usuário um excelente mapa móvel assim como várias funções de navegação por GPS. Como os mapas são baseados em imagens é bom ficar atento aos níveis de zoom, pois eles podem oscilar de acordo com os mapas utilizados. Outro ponto é que quanto mais zoom você utilizar mais espaço no seu cartão microSD será utilizado.

Bom na página do desenvolvedor do TrekBuddy você já tem vários mapas para baixar com tamanhos e resoluções diferentes. No entanto, o mais interessante é você criar seus próprios mapas.

Caso você criar seus mapas e quiser disponibilizar eles para download você pode deixar o link em nosso fórum sobre o BlackBerry 8520.

Para baixar o aplicativo você pode realizar através deste link e instalar no seu BlackBerry através do BlackBerry Desktop Software. Após o aplicativo instalado no seu BlackBerry você deve acessar o site gm2tb.awokenmind.de para gerar o mapa que você desejar. Siga os seguintes passos:

  1. Digite o nome do local que você deseja  gerar o mapa;
  2. Utilize o zoom e centralize o mapa na tela;
  3. Informe um nome para o mapa;
  4. Clique em Visualizar mapa (preview map);
  5. Clique em baixar o mapa (download map).

Abaixo tem uma imagem de exemplo.

treck-buddy-gerador-de-mapas

Os últimos passos são os seguintes:

  1. Salvar o arquivo baixado no computador;
  2. Descompactar os arquivos dentro da pasta Maps (se esta pasta não existir, você deve criar) no cartão SD do BlackBerry.

Após isso você pode abrir o aplicativo e utilizar os mapas que você criou. Abaixo, você encontra um vídeo do YouTube com maiores detalhes de uso do aplicativo.

 

 

Ativar Tecnologia GPS no BlackBerry 8520

De acordo com o manual do BlackBerry 8520 em seu site oficial você pode ativar o GPS no BlackBerry 8520 seguindo os passos abaixo. No entanto, o site deixa claro um ponto importante que queremos enfatizar aqui:
“Antes de começar: Dependendo do modelo do seu dispositivo BlackBerry e da rede sem fio (operadora), talvez este recurso (GPS) não seja oferecido”.

  1. Na tela inicial, clique no ícone Opções.
  2. Clique em Opções avançadas.
  3. Clique em GPS.
  4. Altere o campo Serviços GPS para Localização ativada.
  5. Pressione a tecla Menu.
  6. Clique em Salvar.

Maiores dúvidas utilize o canal de comentários abaixo deste artigo, nosso fórum ou o fórum oficial do TrekBuddy.

 

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.