iOS8 pega “Emprestado” Inovações de Rivais

1
245

apple-copia

Ontem foi o grande dia para todos os fãs da Apple, o WWDC 2014 (Worldwide Developers Conference), evento que apresentou muitas “inovações revolucionárias” para seus principais sistemas como o MacOS X e o novo iOS 8.

Neste artigo o foco está no iOS 8, pois o Mac OS X Yosemite não há nem o que falar, o Steve Jobs deve estar rodando em seu caixão a uns 6000RPM no mínimo. Parece que a atual direção da Apple personificada na figura de Tim Cook levou o famoso mantra Jobs ao extremo “bons artistas copiam grandes artistas roubam”. Esta ideia parece legal, mas acaba com a inovação e é desleal com a concorrência: Android e BlackBerry (que se esforçou em colocar um sistema novo no mercado cumprindo seu dever de casa).

O iOS 8 vai estar disponível para o iPhone e iPad no segundo semestre, no entanto desenvolvedores já podem utilizar o novo sistema para adaptar seus aplicativos. Conforme foi apresentado o iOS 8 traz muitas novidades na área de mensagens, monitoramento de saúde e automação residencial recursos estes que já existem há pelo menos 2 anos em softwares e hardwares dos concorrentes.

No WWDC 2014 o modelo de apresentação seguiu a costumeira cultura da Apple: Apresentação de números sempre positivos, fazer piada da concorrência e usar de maneira exagerada superlativos. Como o evento é focado para desenvolvedores a maior parte do tempo foi dedicada exclusivamente ao iOS 8, até porque os números recentes da Apple não estão agradando muito o mercado financeiro.

O iOS 8 não apresenta nenhuma proposta radical como ocorreu na mudança do design do iOS 7, inspirado no Windows Phone. Algo apresentado com grande alarde, foi o sistema de notificações do iOS que agora permite visualizar as mensagens na tela de bloqueio e ler e responder uma mensagem sem a necessidade de fechar o aplicativo que está sendo utilizado no momento. Como sabemos, tais recursos não são nada inovadores, pois no BlackBerry 10 isso já foi lançado há bastante tempo sendo que a BlackBerry que inovou neste conceito com objetivo de trazer maior produtividade aos usuários de smartphones. Para quem não conhece deixo as imagens abaixo, todas do BlackBerry 10.

bb10os01-v2 blackberry-z30-instantreply

No iMessage também temos “novidades” muito similares ao Snapchat e mais precisamente ao BBM. Temos por exemplo a maneira facilitada de compartilhar arquivos (como imagens e áudio) recurso presente no BBM. Também como acontece no Snapchat o iMessage traz a “inovação” de autodestruição das mensagens. As conversas em grupos do iMessage, assim como um local único para listar tudo o que foi compartilhado, etc e etc é algo que já existe no BBM há bastante tempo. Quem conhece sabe do que estou falando.

O Google também não foi perdoado pela Apple, a crítica ao Android foi feroz e humilhou muitos usuários de smartphones, pois se eles não possuem o Android Kit Kat é porque o hardware dos seus aparelhos não suporta o novo Android. Nem todo mundo tem condições de comprar um celular acima de mil reais além do fato de ter muitos aparelhos antigos em uso ainda. Fazendo uma analogia, seria como colocar o iOS 8 no iPhone 1 ou aliás colocar no iPhone 4 pois este não vai receber atualização. Assim a Apple consegue forçar seus usuários a gastar mais dinheiro para comprar um novo aparelho, sem necessidade. Bom, agora a assistente de voz Siri pode ser ativada com o comando de voz “Hey, Siri” algo bem parecido com algo que já existe no Android com o comando de voz “OK, Google”. Agora a Siri também reconhece músicas, mas isto foi em parceria com o aplicativo de músicas  Shazam, mas também não há inovação aqui.

Com o anúncio do HomeKit a Apple entrou em uma área que o Google já está investindo dinheiro há bastante tempo: o segmento da automação residencial. Agora com o iOS 8 vai existir um protocolo específico para comunicação com os vários objetos em uma casa como lâmpadas, fechaduras, câmeras de segurança, termostatos entre outros.

No entanto, não muito satisfeita a Apple deu mais uma beliscada na BlackBerry ao entrar no segmento de saúde com o HealthKit, algo que a BlackBerry vem realizando um belo trabalho com a compra que fez de uma empresa que desenvolve produtos de tecnologia voltados para a saúde.

O teclado do novo iOS 8 é um caso bem sério também. O sistema de sugestão de palavras é algo copiado de maneira clara do BlackBerry 10, nisso a cópia lembra até do BlackBerry Q10 (que possui teclado físico), pois o formato que as palavras sugeridas são dispostas no iOS 8 é o mesmo. Mas não muito satisfeita com isso a Apple coloca o teclado do Android com a tecnologia swype.

Temos mais cópias ainda: o recurso “inovador” para desenvolvedores chamado de “Test Flight” é exatamente igual ao BlackBerry Beta Zone, você não conhece? Só baixar na BlackBerry World está lá há muito tempo já.

O famoso DropBox também não foi poupado com o iCloud Drive que vai funcionar até no Windows.

Para não deixar somente críticas neste artigo vou citar algo positivo também. O único momento que o BlackBerry foi citado mostrando a foto de um 8320 nenhuma crítica foi feita como ocorreu com o Android e a Microsoft, talvez porque a Apple não teve coragem de criticar depois de copiar tantas inovações do BlackBerry 10. Bom, voltando ao ponto positivo: algo que achei legal foi a interoperabilidade entre os vários devices e a noção de proximidade entre os aparelhos, tudo realizado de maneira transparente sem a necessidade de realizar configurações complicadas. É claro que isso acontece somente no ecossistema Apple mas não posso deixar de reconhecer que é algo legal e uma boa ideia. Vocês notam? É possível inovar sem copiar.

O Caso da Tecnologia Metal

Foi anunciado a tecnologia Metal que tem por objetivo melhorar a qualidade e performance dos games. Com isso o OpenGL, tecnologia livre disponível a todos com o objetivo de ser um padrão para todos os dispositivos (Android, BlackBerry, Apple) praticamente está sendo jogado de escanteio, isso de certa forma complica a vida dos programadores. Bom mas os games vão ter mais qualidade. Poxa que legal a Apple se preocupando com os gamers ao fornecer uma alternativa melhor ao OpenGL. Nada disso! O Metal está entrando em cena por causa da China. O que uma coisa tem a ver com a outra? Como sabemos o sonho da Apple é vender seus aparelhos no mercado chinês e recentemente o governo deste país (onde a censura é forte) liberou a venda de video-games. Com isso a Apple não quer ficar atrás nesta corrida pelo cobiçado mercado chinês.

Apple Entrando no Segmento Corporativo com o iOS 8?

Quem assistiu a apresentação de ontem pode dizer com toda a certeza que sim! O carro chefe da BlackBerry pode estar ameaçado por um concorrente desleal. E a BlackBerry precisa estar preparada. Porque digo isso? Conforme podemos observar a Apple está investindo mais pesado em segurança. Agora com o iOS 8 foi feito mais uma cópia fiel de um recurso presente no Sistema Operacional BlackBerry 10, uma inovação que já existe há pelo menos 2 anos: O “BlackBerry Balance” a possibilidade de ter em um mesmo aparelho sua vida pessoal e profissional separadas. A possibilidade de o iPhone fornecer conexão para o Mac, responder chats etc lembrou bastante do BlackBerry Bridge também.

Bom, utilizar tecnologias de outras empresas é algo comum. No entanto deixar de dar os créditos pelo trabalho dos outros e levar toda a fama de “inovador” é má fé. Vejamos o caso da Samsung: quando copia algo da Apple a mesma vai aos tribunais e fica brava porque copiaram algo. Como podemos vez esse negócio de copiar o trabalho dos outros a própria Apple não gosta quando é com ela. Existe algo positivo nisso tudo? Olhando as coisas de certo ponto de vista sim, pois um amigo disse certa vez que o maior elogio que uma pessoa pode fazer para você é quando ela copia todo o seu trabalho. Além de mostrar para todo o mundo que estamos no caminho certo.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.