Restaurar o BlackBerry como Aparelho de Fábrica

14
5733

assistencia-tecnica-blackberry

A dica que estamos dando neste artigo é uma dúvida bastante comum de usuários que possuem um celular BlackBerry e precisam por algum motivo restaurar o aparelho para as configurações de fábrica. Veja aqui como restaurar o BlackBerry. Imagine que você vai vender seu BlackBerry e todos os seus e-mails, fotos e arquivos em geral estão no aparelho, neste caso é bom realizar uma restauração e deixar o BB zerado como na primeira vez em que você o comprou. Este mesmo macete é valido caso o aparelho esteja com algum problema técnico mais sério.

Vamos ensinar os principais métodos para você restaurar com segurança seu BlackBerry. A primeira opção é caso você tenha acesso normal ao aparelho e precisa somente realizar a limpeza. Já a segunda opção que documentamos aqui, é caso o seu BlackBerry esteja com algum problema técnico sério e não seja possível ter acesso direto as opções do aparelho. Realizar os procedimentos aqui é uma boa ideia antes de procurar um suporte técnico especializado em BlackBerry.

@@@googlead@@@

Como o Limpar o BlackBerry

Para apagar todos os dados no seu BlackBerry e restaurar para as configurações de fábrica siga os passos abaixo. Nunca esqueça de realizar um backup do aparelho antes de restaurar ele.

  1. Vá em Opções e clique em “Opções de Segurança”.
  2. Na próxima tela clique em “Configurações Gerais”.
  3. Abra o menu e escolha a opção “Limpar dispositivo portátil”.
  4. Clique em continuar.
  5. Para confirmar digite “blackberry”.
  6. Pronto! Todos os dados do BlackBerry serão apagados. Veja as imagens abaixo.

 

restaurar-blackberry-8520 restaurar-blackberry-curve-8520 restaurar-blackberry-8350i

Queremos enfatizar que em algumas versões do sistema do BlackBerry os passos acima podem variar um pouco, como por exemplo no BlackBerry Torch. Confira abaixo.

  1. Vá em opções e selecione segurança.
  2. Escolha configurações gerais.
  3. Abra o menu e escolha a opção “Limpar dispositivo portátl”.
  4. Clique em continuar e digite “BlackBerry”.
  5. Pronto. Confira as imagens abaixo.

restaurar-blackberry-torch

restaurar-blackberry-9800 restaurar-blackberry-storm

Outra forma simples para restaurar o BlackBerry para as configurações de fábrica é esgotando as possibilidades de senha quando a tela está travada. Esta é uma forma de segurança para evitar um acesso indevido as suas informações caso seu celular seja roubado e pode ser bastante útil na hora de realizar a limpeza geral do sistema.

Restaurando o Sistema no BlackBerry

Agora vamos dar uma dica bem mais avançada, ela é útil nos casos em que o BlackBerry está com algum problema técnico e você não consegue ter acesso direto às opções do aparelho. Para realizar os procedimentos que listamos abaixo você precisa de um computador com o Windows, um cabo USB (para ligar o BlackBerry no PC) e um programinha chamado JL Cmder que está em nossa área de downloads. Por precaução remova seu cartão SIM e microSD e se for possível realize um backup do aparelho. Queremos enfatizar que o BlackBerry Brasil não se responsabiliza por qualquer coisa que acontecer com o seu BlackBerry!

  1. Primeiro você deve baixar o  JL_Cmder aqui ou o instalador do JL_Cmder aqui.
  2. Caso você tenha baixado o JL_Cmder no primeiro link você só precisa descompactar o arquivo e executar o JL_Cmder v1.9.0.exe.
  3. Se você baixou no segundo link, você deve descompactar o arquivo e instalar o Jl_Cmder primeiro.
  4. Conecte seu BlackBerry no computador, através da USB.
  5. Execute o JL_Cmder.
  6. Uma tela preta vai abrir e você pode digitar qualquer tecla para continuar.
  7. Agora o JL_Cmder vai perguntar se o seu BlackBerry está protegido por senha (aperte Y – para sim ou N – para não).
  8. Caso você tenha escolhido Y o programa vai pedir a senha do aparelho caso contrário esta etapa é pulada.
  9. Agora para restaurar o BlackBerry aperte o número 4 e não se preocupe com a tela vermelha.
  10. Neste momento TODA a memória do BlackBerry será apagada 100% deixando ele completamente vazio, zerado (isso é a mesma coisa quando formatamos um computador)!!!

Depois de formatar o BlackBerry inteiro você deve instalar o sistema operacional novamente! Isso pode ser feito através do BlackBerry Desktop Software que acompanhada o CD do aparelho, ou você pode baixar aqui. Caso você enfrente algum problema para executar o BlackBerry Desktop Software diretamente, feche o mesmo, e siga as instruções abaixo:

  1. Clique no iniciar do Windows e depois em executar.
  2. Digite CMD e tecle enter.
  3. Deixe o BlackBerry conectado no computador.
  4. A tela da linha de comando vai abrir.
  5. Agora digite o comando cd  C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Research In Motion\AppLoader (Dependendo da isntalação do seu Windows o caminho pode variar, neste caso utilize o Localizar para procurar a pasta AppLoader).
  6. Agora digite LOADER.EXE /nojvm e tecle enter. (Veja a imagem abaixo).
  7. O programa da BlackBerry vai abrir.
  8. Selecione o método USB como forma de conexão e siga os passos indicados pelo sistema.
  9. Não desconecte o aparelho até a finalização de todo o processo! Todo o sistema será reinstalado no seu BlackBerry e ele ficará zerado igual ao de fábrica!!

app-loader-blackberry

Utilize este método somente se o seu BlackBerry estiver com um problema técnico muito sério como alguns que aparecem mensagens como  jvm error XXX ( jvm error 547, jvm error 545, jvm error 102, jvm error 513). Para o erro 523 já publicamos uma dica aqui no Blog que ensina como resolver, sendo que os passos acima (até resolvem) mas existe uma forma mais branda de solução :). As dicas acima servem todos os aparelhos BlackBerry como o BlackBerry Curve 8520, 8350i, BlackBerry 9700, BlackBerry 9000 entre outros modelos exceto para os novos celulares BlackBerry 10. Caso você tenha dúvidas utilize nosso fórum especializado para assistência técnica BlackBerry.

Conheça o BBSak um Software par a Manuteção de BlackBerry

Caso você desejar outras soluções para realizar a manutenção no seu BlackBerry, dispensando uma assistência técnica, leia outro artigo que preparamos há algum tempo já e que ensina como realizar a manutenção no BlackBerry com um programa gratuito.

 

Peças e Acessórios para BlackBerry

Caso você deseja comprar preças e acessórios para BlackBerry não deixe de visitar a loja BlackBerry Brasil SHOP. Trabalhamos com PagSeguro e envio para todo o Brasil. 

cases

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
  • Antonio Junior

    tem algum procedimento para o BB Z10?

  • Luciano Felix

    não tem versão pra windows 64 bits não???

  • poliana

    Para restaurar o blackberry classic eu fiz a opção de bloqueio através de tentativas de senha. Agora já faz 20 minutos q ele está apagado. Isso eh normal?

  • Thyerry Salles

    man eskesse, n tem como restaurar as fotos

  • Denny Chiluvane

    O meu blackberry 10 nao aceita ligar! O que eu faço?

  • Anapaula Souza Almeida

    restaurei o meu blackberry bold porque troquei o chip e nao lembro a senha de email. mas perdi as fotos como faço pra recuperar as fotos

  • Diego Willame

    .Tentei todas, mais nenhuma deu certo, quando chega em restalecendo conexão com o JVM, trava e solicita pra que eu repita, mais nao adianta. Alguma sugestão?

  • Marcus Aurélius

    Tela do Torch apagou. Percebo que a sombra das funções icones, login, continuam funcionando, poréfuntm visível só pela sombra pois a tela apagou. A iluminação do teclado é visivel ao abri-lo, ou seja parece que só a parte superior onde se econtra a tela não acende apesar de ver no fundo as funções. Alguém sabe como reacende-lo?

  • Media Mobile

    Olá colega você já tentou os procedimentos básicos para ver se é algum problema com o software? Caso positivo existe a possibilidade de ser algum problema de hardware ou seja, o cabo que liga o teclado na placa mãe pode estar com mal contato.

  • Aldemiro Passe

    os teclados do meu BB9900 pararam de funcionar o que devo fazer????

  • Pingback: Instalando o Sistema Operacional no BlackBerry 8350i da Nextel()

  • Pingback: Como Solucionar o Problema APP ERROR 523 RESET()

  • Pingback: Assistência técnica Manutenção Blackberry()

  • Pingback: Ferramenta para Manutenção de BlackBerry()