RIM atualiza ferramentas de desenvolvimento para BlackBerry 10

0
120

Com base na apresentação da plataforma BlackBerry 10, feita durante a BlackBerry World no início do ano, e no entusiasmo dos desenvolvedores presentes nos eventos BlackBerry Jam em todo o mundo, a Research In Motion (RIM) divulgou hoje uma atualização dos conjuntos de ferramentas BlackBerry 10 para desenvolvedores.  Os kits estão disponíveis em versão beta para download gratuito em http://developer.blackberry.com.

 

A atualização inclui uma série de recursos adicionais e novidades, com destaque para dois importantes conjuntos de APIs para desenvolvedores do BlackBerry 10 – um framework para chamada de aplicativos, que permite interação total entre apps BlackBerry 10, e APIs para tecnologia Push, que habilitam o envio de notificações e outros conteúdos para dispositivos BlackBerry 10 através da infraestrutura global BlackBerry. 

 

“Os desenvolvedores progrediram muito com o BlackBerry 10. Vimos exemplos incríveis de aplicativos de todas as categorias em desenvolvimento para a plataforma BlackBerry 10; frequentemente em apenas alguns dias. A atualização inclui avanços em todos os quatro SDKs e apresenta duas APIs chaves para desenvolvedores, permitindo uma integração mais sólida dos seus aplicativos com a experiência BlackBerry 10, criando um fluxo integrado entre aplicativos BlackBerry 10 para o cliente”, disse Christopher Smith, vice-presidente de Ferramentas e Plataformas de Aplicativos para Dispositivos da Research in Motion.

 

Framework de chamada de aplicativos

O framework de chamada de aplicativos permite que o desenvolvedor integre seus aplicativos aos recursos nativos do BlackBerry 10 e a outros aplicativos, criando uma experiência fluida para o usuário. Os desenvolvedores também terão acesso a um grupo maior de aplicativos de amostra e exemplos tanto em desenvolvimento nativo como em HTML5. 

 

APIs da tecnologia Push

Com as novas APIs da tecnologia Push, os desenvolvedores focados em BlackBerry WebWorks e Adobe Air podem aproveitar a tecnologia e infraestrutura push da RIM para enviar conteúdo dos seus servidores de aplicativos diretamente para o usuário final, viabilizando acesso instantâneo que cria uma conexão e um relacionamento maior entre o cliente e o aplicativo.

 

Atualização da BlackBerry App World

Além das atualizações dos kits de ferramentas BlackBerry 10 para desenvolvedores, a RIM também está abrindo o portal da loja de aplicativos BlackBerry App World para os dispositivos BlackBerry 10 Dev Alpha. O portal pode ser usado por desenvolvedores para direcionar seus aplicativos aos dispositivos de testeBlackBerry 10 Dev Alpha e para conhecer o que outros desenvolvedores estão criando na plataforma.

 

Compromisso com os desenvolvedores

Durante o primeiro evento BlackBerry 10 Jam em maio, a RIM destacou seu compromisso com a comunidade de desenvolvedores, e pretende ampliar esse comprometimento durante a turnê mundial do BlackBerry 10 Jam. Sessões para desenvolvedores foram realizadas em mais de 20 países, com outros eventos previstos para os próximos meses.

 

Tim Shepherd, analista sênior da Canalys, esteve presente durante uma das sessões do BlackBerry 10 Jam e disse: “Os desenvolvedores presentes no Tour Global BlackBerry 10 Jam estavam bastante animados, com muito interesse e entusiasmo na plataforma.”

 

Mais de 5000 desenvolvedores estiveram presentes nos eventos BlackBerry 10 Jam e mais de 5000 dispositivos BlackBerry na versão Alpha de teste serão distribuídos durante todos esses eventos. Para saber mais a respeito do Tour Global BlackBerry 10 Jam, como datas e locais das próximas edições, basta visitar http://www.blackberryjamworldtour.com.

 

Desenvolvimento HTML5

A partir de agora, o SDK BlackBerry 10 WebWorks suporta a estrutura de chamadas e aplicativos podem ser registrados como possíveis de ser utilizados / chamados por outros aplicativos. Além disso, os desenvolvedores web podem acessar as novas APIs da tecnologia push, movimentos de arrastar para baixo e menus de contexto. Com o BlackBerry WebWorks, os desenvolvedores podem usar HTML5 e CSS para criar aplicativos e obter vínculos JavaScript para APIs nativas do dispositivo, além de kits de ferramentas UI de código aberto, como o jQuery Mobile, Sencha e o bbUI.js (da própria RIM), para criar aplicativos com recursos semelhantes aos nativos.

  

Desenvolvimento nativo

Além do framework de chamadas para a integração total entre aplicativos, a estrutura de aplicativos BlackBerry Cascades para desenvolvedores C/C++ ou Qt inclui novos gestos de pinça para zoom e uma aparência e experiência sofisticada c. O SDK nativo BlackBerry 10 inclui suporte de API para NFC, criptografia, controle de áudio, Slogger2 e controle de notificações. 

 

Suporte para idiomas adicionais

O SDK BlackBerry 10 para Adobe Air e o BlackBerry 10 Runtime para aplicativos Android também foram atualizados. As ferramentas AIR incluem suporte para APIs push e framework de chamadas.  As ferramentas Android passam a suportar pagamentos dentro do aplicativo; e APIs com suporte a múltiplas janelas.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.