Serviço push do BlackBerry disponível para Desenvolvedores

0
147

esquema-push-api

O famoso serviço push do BlackBerry, agora está disponível para todos os desenvolvedores. Qualquer pessoa que programe para a plataforma do BlackBerry pode a a partir de agora utilizar o serviço Push do BlackBerry para encaminhar conteúdo para seus clientes o mais rápido possível, fornecendo a todos os usuários um jeito rápido e fácil ao acesso as informações que eles desejam.

O que é o serviço Push?

Mais do que um simples alerta! O Serviço Push do BlackBerry permite a um aplicativo fornecer ao usuário acesso imediato a informações de uma jeito que nenhuma plataforma pode realizar. O usuário BlackBerry recebe um alerta em seu aparelho, permitindo a eles saber que o aplicativo possui uma nova informação. Assim, eles podem ir rapidamente ao aplicativo emissor do alerta (sem ter que fechar qualquer outro aplicativo aberto), e acessar a nova informação. A grande sacada deste tipo de serviço é que os usuários não precisam ter o trabalho de abrir o aplicativo e baixar as novas informações, pois as novas informações já estão lá prontas para serem acessadas (Os desenvolvedores de aplicativos para o BlackBerry podem enviar até 8Kb de informação a cada push).

O push não é o tipo de notificação que diz para você para ir e baixar a informação, o push já lhe traz a informação. Outras plataformas simplesmente avisam que tem uma nova mensagem na caixa do seu e-mail (por exemplo), no entanto você precisa acessar o aplicativo e baixar. O serviço push do BlackBerry já traz os e-mails para você e deixa tudo prontinho para você ler, responder, salvar, excluir e muito mais.

A plataforma de aplicativos do BlackBerry permite a tais programas rodar em background (plano de fundo) e quando uma nova informação chegar ao aparelho o aplicativo que utiliza o push é invocado (saindo do background) provendo acesso imediato aos novos conteúdos. O aplicativo não fica constantemente perguntando ao servidor se existe uma nova informação. Você não quer saber sobre a previsão do tempo a cada 15 minutos, mas sim você quer saber imediatamente quando isto afetar você. Outra coisa muito interessante é a otimização da carga da bateria, pois outros aplicativos que dizem utilizar informações em tempo real realizando o “push” (entre aspas) consomem uma quantidade de bateria gigantesca e o pior que causam muito consumo de banda nas redes de celular, wi-fi, etc. Com este serviço de push do BlackBerry isto não acontece. Algo muito interessante também é que um aplicativo push não irá competir com outros, ou seja, cada qual aplicativo que utilizar esta tecnologia inovadora poderá receber seus respectivos pushs normalmente.

Como os desenvolvedores podem ter acesso a este novo tipo de serviço?

Os programadores que desenvolvem para a plataforma do BlackBerry podem visitar o site www.blackberry.com/developers/pushservice para maiores detalhes, informações, ferramentas e muito mais. E todos já sabem não há nenhum custo por isso. Quando um desenvolvedor/programador está pronto para lançar seu aplicativo ou serviço, eles podem escolher entre dois modos o “BlackBerry Push Essentials” ou o “BlackBerry Push Plus” dependendo é claro das características e números de pushes que o aplicativo desenvolvido utilizar.

Traduzido pela equipe do Blog BlackBerry Brasil

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.