Sua empresa precisa de um software de Gestão da Mobilidade Empresarial EMM

0
1654

Quem deve ler esse artigo?

Proprietários de Empresas, Diretores de TI, Diretores ou Gerentes de Estratégias Móveis, Arquitetos da Mobilidade e Gerentes da Programação da Móvel.

A maioria das empresas, se não todas, já sentem a mudança no comportamento dos seus colaboradores no que diz respeito à mobilidade. Tanto que muitos passaram a utilizar seus próprios dispositivos (tablets / smartphones e outros) dentro da empresa também, comportamento conhecido como BYOD. A mobilidade está cada vez mais intrínseca na corporação e por isso tornou-se uma responsabilidade para as organizações sobre como implementar esta tecnologia.

Segundo pesquisas na área, cerca de 88% dos colaboradores utilizam seus dispositivos para checarem informações corporativas estando dentro ou fora da empresa. Esse comportamento de onipresença empresarial na maioria das vezes vem com o potencial aumento da complexidade dos riscos de segurança. Daí surge a fusão das responsabilidades dos departamentos de TI com o departamento de negócio da empresa. Para que a mobilidade empresarial funcione, uma dica é usar a Gestão de Mobilidade Empresarial (EMM), procedimento vital para o cumprimento da mobilidade, que permite aos usuários escolherem seus próprios dispositivos. Mas é importante ressaltar que nem todas as soluções de EMM são iguais.

As principais são o gerenciamento de dispositivos, a autenticação de identidade, o gerenciamento de aplicativos, a proteção contra ameaças e o gerenciamento de conteúdo. Especialistas da área ao analisarem uma a uma constataram que separadamente são essenciais para as organizações que buscam fazer um procedimento operacional para alcançar resultados de negócios. No entanto, é o coletivo, a integração sinérgica dessas capacidades que faz da EMM um diferencial competitivo quando se trata de melhorar a produtividade, a satisfação do usuário final e a agilidade organizacional.

A Gestão de Mobilidade Empresarial pode oferecer cinco benefícios para a empresa, sendo o gerenciamento de dispositivos, aplicativos e conteúdo; a autenticação de identidade e proteção contra ameaças. Vamos explicar individualmente cada benefício a seguir:

1- Gerenciamento de dispositivos

Como o BYOD é uma prática crescente, é essencial que os dispositivos sejam gerenciados, em especial aqueles nos quais o uso é distante das organizações centralizadas de suporte de TI. O gerenciamento de dispositivos móves (MDM) é uma tecnologia fundamental que ajuda as empresas a começar a fazer suas estratégias de EMM. Mas para isso o MDM precisa gerir os aplicativos reais móveis, bem como as configurações de dispositivos e segurança. Esse procedimento é desafiador para a equipe de TI por inúmeros motivos, entre eles, a tarefa de identificação de dispositivos, independente do local em que se encontram. Além disso, outra tarefa essencial é a garantia de que o acesso será feito com senhas. Também é fundamental para a empresa que optou pela mobilidade porque reduz os custos e melhora a produtividade do usuário, além de permitir o acesso em tempo real aos recursos corporativos, especialmente para dispositivos de propriedade da empresa.

2- Autenticação de identidade

Cada usuário, independente do dispositivo que utiliza ou do local de acesso necessita de uma identidade para entrar no ambiente corporativo da rede. E são exatamente essas soluções de EMM que precisam ser muito bem gerenciadas. Isso porque sem uma identidade / autenticação do usuário a rede fica vunerável aos ataques virtuais. Mas, há um contraponto que precisa ser muito bem analisado. Ao mesmo tempo que as soluções precisam ser seguras para a rede, elas precisam ser de fácil acesso para implantar em dispositivos móveis. Outra questão importante é a troca de senhas da autenticação de identidades: a cada 90 dias ou a alternância entre os aplicativos para a inserção de credenciais, especialmente em dispositivos móveis. Uma outra dica valiosa é a validação do certificado digital.

3- Gerenciamento de Aplicativos

Esse tipo de solução deve ser baseada nas características peculiares como, por exemplo, na criação de uma loja de aplicativos com distribuição baseada no app. As políticas de segurança de aplicações para a criptografia de dados, a autenticação de usuário, o armazenamento local de dados, o compartilhamento de documentos, as restrições para copiar e colar, entre outras também precisam ser gerenciadas, sendo um grande desafio para o TI da empresa.

4- Proteção contra ameaças

Novas ameaças à segurança virtual surgem diariamente, para ser mais exato, a cada minuto uma ameaça pode surgir no mundo virtual. Esse comportamento deixa o departamento de TI sempre em alerta e as soluções EMM devem estar sempre atualizadas. Pesquisas na área apontam que estas ameaças são reais e assustadoras, tanto que 38% dos usuários de celular já passaram por algum tipo de cibercrime móvel nos últimos meses. Vale ressaltar que essas ameaças móveis vão além de malware tradicional.

5- Gerenciamento de conteúdo

Esse é um dos grandes desafios do departamento de TI, pois permitir que o acesso seja sempre seguro é uma missão quase impossível. Além da questão da segurança da rede, é preciso que o usuário também fique atento caso algo de diferente aconteça quando o acesso estiver sendo feito. Esse comportamento faz com que muitos arquivos comportativos sejam expostos. Por isso, é fundamental a atenção na utilização do dispositivo pessoal para fins corporativos e manter sempre atualizado o antivirus do dispositivo. É um trabalho em equipe que só dá certo com a colaboração de todos.Leia mais em http://blogbrasil.comstor.com/conheca-5-ferramentas-para-gestao-de-mobilidade-empresarial Canal Comstor – O blog dos negócios de TI.

A BlackBerry por meio da sua solução Enterprise Mobility Suite (antigo Good Secure) oferece o mais completo e seguro EMM do mercado, mais de metade do ranking Fortune 100, e 100% dos bancos da lista, confiam nos sistemas BlackBerry.

Além disso o BlackBerry Enterprise Mobility Suite é classificado pela Gartner como fornecedor líder em Segurança, Conformidade e Conteinerização, o único com infra-estrutura global de comunicações seguras baseada em NOC, o mais rico portfólio e ecossistema de aplicativos corporativos seguros

Recentemente a BlackBerry também foi classificado como Líder 2017 pelo IDC EMM MarketScape (saiba mais).

A PROTECTSOFTWARE é representante oficial GOLD da BlackBerry no Brasil, saiba mais sobre essa solução e outras, converse com os nossos especialistas

PROTECTPHONE e PROTECTSOFTWARE parceiros do BlackBerry Brasil, trazendo notícias sobre aparelhos e softwares para os leitores.