Últimas Novidades sobre o Futuro do BlackBerry

1
199

Muitos rumores relacionados ao futuro do BlackBerry surgiram nas últimas semanas.

Noticiamos aqui sobre a possibilidade de uma parceira ou fusão da RIM (fabricante do BlackBerry) com a Samsung. No entanto, algum tempo depois, a Samsung veio correndo para avisar a todos que esta notícia não é verdadeira e que um possível interesse da Samsung não existe.

Sai Samsung, entra IBM. Tudo indica que a IBM está interessada em comprar parte do BlackBerry, mais precisamente os serviços de e-mail (a tecnologia push) e o serviço de mensagens instantâneas BlackBerry Messenger (BBM). A versão americana do site Bloomberg noticiou que a RIM e a IBM já estiveram em conversas informais, sendo que a posição da IBM é clara, o interesse é nas áreas citadas acima não contendo a divisão de hardware. Esta ideia de comprar apenas parte da RIM parece ser insana e a RIM não é favorável a venda de suas tecnologias de maior sucesso no mundo. O site Bloomberg informou ainda que nenhuma empresa expressou interesse na compra da totalidade da RIM.

Como última novidade, o rumor que virou fato é sobre o licenciamento do BlackBerry 10 para outras empresas. Ontem a RIM informou que o BlackBerry 10 está praticamente pronto para ser licenciado para outros fabricantes de smartphones e tablets. O sistema operacional já está em fase de testes finais e poderá ser licenciado em um futuro próximo.

O BlackBerry 10 foi desenvolvido em cima da plataforma da QNX (empresa adquirida pela RIM) que já é utilizado em carros, reatores nucleares e robôs para operações militares. Assim como o sistema da QNX já é licenciado para terceiros, em outros segmentos, o mesmo pode ocorrer com o BlackBerry 10 disse Thorsten Heins, CEO da RIM. Para termos ideia sobre a importância do que afirmou Thorsten Heins, na semana passada, só pelo fato de surgir os rumores sobre o licenciamento do BlackBerry 10, as ações da RIM subiram 13% sendo que os ganhos foram mantidos nos próximos 6 dias.

Então este é o cenário atual. Nós do BlackBerry Brasil estamos de olho nas próximas novidades, assim que surgirem.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.