Utilizando Cartão MicroSD no BlackBerry

89
2692

z10-cartao-microsd

O cartão MicroSD é uma memória flash removível utilizada para o armazenamento de informações. Quando o MicroSD é inserido no BlackBerry ele é capaz de expandir a memória disponível do smartphone e com isso você pode ter muito mais vídeos, músicas, ringtones, fotos, etc… Bem o cartão de memória é um item vendido separadamente, então é necessário tomarmos alguns cuidados antes de comprar. O item que temos que ficar atento é com relação ao tamanho da capacidade de armazenamento do MicroSD, pois dependendo da versão do sistema operacional que você tem no seu BlackBerry o cartão MicroSD pode não funcionar. Para você adquirir o cartão de memória correto, confira a tabela abaixo:

Versão do Sistema Operacional do BlackBerry Tamanho Máximo do Cartão
Sistema Operacional 4.2.0 Até 2 GB
Sistema Operacional 4.2.1 Até 4 GB
Sistema Operacional 4.2.2 Até 4 GB
Sistema Operacional 4.3.0 Até 8 GB
Sistema Operacional 4.5.0 Até 8 GB
Sistema Operacional 4.5.0.81 e posterior Até 16 GB
Sistema Operacional 4.6.0 e posterior Até 32 GB
Sistema Operacional 10 e posterior Até 64 GB

 

Utilizando Cartões microSD de 64GB no BlackBerry 10

cartao-microsd-de-64GB

Smartphones com o BlackBerry 10 a princípio tendem a não aceitar cartões microSD de 64GB. Quando o MicroSD é inserido pela primeira vez no aparelho, poderá surgir uma mensagem informando que o cartão microSD não está reconhecido e que é preciso formatar. Isto ocorre porque os cartões MicroSD de 64GB vêem pré-formatados com o sistema de arquivos ExFAT o qual o Sistema Operacional BlackBerry 10 não reconhece ainda. Por este motivo o sistema pede para formatar o cartão em um sistema de arquivos que ele reconhece. Bom tudo o que é preciso fazer é re-formatar o cartão MicroSD para o sistema de arquivos FAT32. Você pode fazer isso no computador ou até mesmo no seu BlackBerry Z10, Q10, Z30 e Q5, para isso siga os passos abaixo:

@@@googlead@@@

  • Vá em definições e depois em Armazenamento e Acesso.
  • Agora role para baixo e vá em detalhes do cartão de media e toque em “formatar cartão de media”.
  • O processo de formatação vai começar e depois de um tempo o MicroSD de 64Gb vai estar pronto para uso!

Uma dica muito legal para você aproveitar ao máximo o seu cartão de memória é criar uns diretórios que o BlackBerry reconhece por padrão. E dentro desses diretórios você salva o conteúdo respectivo, assim além de deixar tudo organizado vai facilitar muito a sua vida. As pastas padrões a serem criadas são:

  • Blackberry
  • Pictures
  • Ringtones
  • Music
  • videos
  • voicenotes
Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.